Questões sobre Cirurgia Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Geral

Nos últimos 20 anos, ocorreu um expressivo aumento no número de doadores falecidos no Brasil, sendo, atualmente, o tipo de doador renal mais frequente.
Sobre o transplante renal e patologias associadas, analise as afirmativas abaixo.
I. Os indivíduos que possuem prioridade para o transplante renal, assumindo as primeiras posições das listas de transplante são: (1) falta de acesso vascular para diálise, (2) transplantados com outros órgãos sólidos, (3) doadores renais que evoluíram para doença renal crônica (DRC) terminal e (4) quando existe a compatibilidade HLA completa (chamado zero mismatch). II. As principais causas de DRC, no Brasil, são a hipertensão arterial e a diabetes melito. III. Não são considerados critérios de exclusão para o transplante renal: neoplasia maligna ativa, doenças psiquiátricas e expectativa de vida inferior a dois anos. IV. A nefrectomia pré-transplante renal é indicada em casos de rins cronicamente infectados e na hipertensão arterial refratária a tratamento clínico.

Assinale a alternativa correta:

#Questão 934951 - Medicina, Cirurgia Geral, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

Sobre as técnicas de reparo da lesão cardíaca, analisar os itens abaixo:
I. A esternotomia mediana, ou incisão de Duval, é a incisão de escolha em pacientes admitidos com feridas precordiais penetrantes.
II. A oclusão do fluxo total do coração é indicada para o tratamento das lesões laterais do átrio direito e/ou a junção atriocaval superior ou inferior.
III. As lesões atriais podem ser controladas por oclusão parcial com um clampe vascular.
IV. As feridas ventriculares podem ser reparadas primeiramente fechando digitalmente a laceração, enquanto se colocam as suturas simples.

Está(ão) CORRETO(S):

#Questão 934954 - Medicina, Cirurgia Geral, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

As vantagens da cirurgia videolaparoscópica são decorrentes de uma menor agressão ao paciente com melhor visualização das estruturas. A imagem abaixo representa um(a):
Imagem associada para resolução da questão

#Questão 934956 - Medicina, Cirurgia Geral, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

O tratamento do abdome agudo perfurativo é eminentemente cirúrgico, mas a conduta intraoperatória dependerá da etiologia do quadro. Sobre o assunto, assinalar a alternativa INCORRETA:

#Questão 934957 - Medicina, Cirurgia Geral, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

O tratamento cirúrgico visa restabelecer a anatomia da região inguinal após a correção da hérnia. Sobre o tratamento cirúrgico das hérnias inguinais, analisar os itens abaixo:
I. A técnica da hernioplastia de Bassini é menos usada hoje em dia devido à alta recidiva.
II. A técnica de Shouldice é considerada a melhor das técnicas sem tela, pois é a que causa menos recidiva.
III. A técnica de Stoppa, na qual é colocada uma tela, é a menos utilizada após o advento da videolaparoscopia, e sua principal indicação são hérnias inguinais bilaterais e/ou recidivadas.
IV. A técnica de Lichtenstein é considerada, hoje, padrãoouro na correção de hérnias inguinais por apresentar taxas de recidiva menores do que 1%.

Está(ão) CORRETO(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis