Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

Em relação à Hanseníase, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA. 

Paciente de 56 anos, etilista crônico, dá entrada na emergência, com história de febre e calafrios há 5 dias, associada a dor em região de transição tóraco-abdominal direita, náuseas, icterícia leve, inapetência e mialgia. Ao exame, apresentava desidratação, icterícia +/4+, taquipneia e pulsos céleres. Ausculta cardíaca com ritmo regular, sem sopros, FC: 124bpm, PA: 90 x 50 mmHg. Ausculta pulmonar com roncos em base de hemitórax direito, FR: 32 ipm, saturando 96% em ar ambiente. Abdome era depressível, mas doloroso em abdome superior, principalmente em hipocôndrio direito. A ponta do baço era palpável. Hemograma mostrava 17.600 leucócitos (86% segmentados, 10% linfócitos e 4% de monócitos), hematócrito: 44%, hemoglobina de 13,4 g/dl e plaquetas de 120.000. Ureia: 110 mg/dL; creatinina: 1,8mg/dL; potássio: 3,1 mEq/L; sódio: 148 mEq/L; CPK: 420 UI/L; AST: 223 UI/L; ALT: 112 UI/L, fosfatase alcalina: 115 UI/L; Bilirrubina total: 2,8 mg/Dl. Podemos considerar como diagnóstico provável deste caso todas as alternativas abaixo, EXCETO:

A malária representa importante problema de saúde pública global. No Brasil, cerca de 99% da transmissão da malária concentra-se na região da Amazônia Legal, composta por 9 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em relação a esta Infecção, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A malária é a causa mais comum de morte evitável entre as doenças infecciosas em viajantes e a causa mais frequente de febre pós-viagem. ( ) A malária é uma doença infecciosa cujo agente etiológico é um protozoário do gênero Plasmodium. A transmissão natural da malária ocorre por meio da picada de fêmeas infectadas de insetos triatomíneos. ( ) O desenvolvimento de teste rápido para o diagnóstico de Malária no Brasil revolucionou o diagnóstico desta infecção no país, permitindo um diagnóstico rápido, com sensibilidade e especificidade elevadas para todos os protozoários endêmicos no Brasil, tratamento precoce e seguimento clínico do tratamento do paciente. ( ) A primaquina não causa malformação ou aborto, entretanto não deve ser usada durante todo o período da gestação, sob risco potencial de causar hemólise grave no feto, se este apresentar deficiência de G6PD. Está liberada a partir do segundo mês de lactação.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA


Paciente do sexo feminino, 38 anos, chega ao ambulatório de dermatologia com queixa de ter desenvolvido lesões pruriginosas, eritemato-descamativas em região retroauricular, no couro cabeludo, pescoço, axilas e virilhas há cerca de 14 meses. Relata caráter recorrente das lesões, com períodos de melhora e piora. No interrogatório sintomatológico, referia ter infecção urinária de repetição, urge-incontinência e dor em região lombar há cerca de 6 anos. Ao exame, observam-se lesões descamativas com base hiperemiada em couro cabeludo, com áreas de exsudação fétida em região retroauricular e occipital, associada a crostas. Na região axilar e de virilhas há lesões (manchas) confluentes, hiperemiada com descamação menos intensa em relação ao couro cabeludo e com algumas pápulas e crostículas. Diante deste caso, os diagnósticos mais prováveis são:

Em relação ao diagnóstico e infecção do Mycobacterium tuberculosis, analise as afirmativas abaixo: 
I. O diagnóstico laboratorial de micobactérias pode ser realizado a partir de amostras provenientes de vários sítios do corpo humano, porém, para o diagnóstico de tuberculose extrapulmonar, recomenda-se uma amostra de escarro, lavado brônquico ou de aspirado gástrico pareada ao do sítio de infecção suspeita para uma maior chance de identificação da micobactéria. II. Amostras pouco representativas do sítio de infecção; coleta, acondicionamento e transporte inadequado são fatores que interferem diretamente na qualidade e eficiência do resultado do exame de identificação das micobactérias.
III. Para melhorar a sensibilidade do exame, a coleta de escarro deve ser realizada com o paciente em jejum de, pelo menos, 6 horas, preferencialmente após a higienização da cavidade oral com antisséptico e em local sem presença de raios solares para minimizar a inativação/morte da micobactéria.
IV. Indivíduos com suspeita de terem tuberculose (TB) extrapulmonar que tiveram um único resultado negativo no teste rápido molecular (TRM-TB) devem ter seus casos investigados por outros métodos diagnósticos, e aqueles que tiverem alta suspeita clínica de TB (especialmente crianças) devem ser tratados, mesmo com um resultado de TRMTB negativo.
Estão CORRETAS apenas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis