Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

Leia as afirmativas abaixo e registre V, para verdadeiro, e F, para falso.


São doenças indicativas de Aids para as quais é requerido o diagnóstico definitivo:


(__)Câncer cervical invasivo.

(__)Criptococose extrapulmonar.

(__)Linfoma primário do cérebro.

(__)Candidose de traqueia, brônquios ou pulmões.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. 

As intoxicações alimentares bacterianas ocorrem quando um indivíduo consome alimentos contendo toxinas previamente produzidas durante o crescimento de colônias bacterianas nos alimentos. As características descritas abaixo, referem-se a:
É um bacilo gram-positivo e está amplamente distribuído no meio ambiente. Diferentemente de outras bactérias, o causa intoxicação e não infecção; é a exotoxina bacteriana mais potente que se conhece, podendo ser letal a uma dose de apenas 0,12 ? g. Não sofre efeitos dos ácidos estomacais, sendo absorvida no intestino delgado. Quando atinge os vasos sanguíneos, a toxina é rapidamente transportada para os transmissores nervosos, resultando na paralisia dos músculos controlados por estes nervos.
Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/ceis/mundoleveduras/2013/IntoxicacoesAlimentares.pdf
Marque a opção CORRETA.

A imunoprofilaxia contra a hepatite B está indicada em casos de violência sexual nos quais ocorra exposição ao sêmen, sangue ou outros fluidos corporais do agressor. Em relação à interpretação dos Marcadores Hepatite B, é correta a seguinte conclusão:

A Esquistossomose Mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. A forma clínica Hepatoesplênica compensada, apresenta, fundamentalmente, dentre outras, a seguinte característica:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf

A Aids é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. No que diz respeito ao teste laboratorial, para crianças com 18 meses ou menos, realiza-se a quantificação do RNA viral plasmático ou a detecção do DNA pró-viral e carga viral entre 1 e 6 meses, sendo um destes após o 4º mês de vida. Será considerada infectada quando se obtiver resultado detectável em duas amostras obtidas em momentos diferentes. A situação deve ser cuidadosamente analisada, porque pode se tratar de um resultado falso-positivo, quando a carga viral estiver abaixo de:
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis