Questões de Medicina Legal do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina Legal do ano 2022

Cerca de 80% das perícias traumatológicas realizadas nos institutos oficiais de perícia são decorrentes de violência por instrumentos contundentes. Diante da importância do estudo desses agentes, relacione as lesões produzidas por eles às suas respectivas definições.


1. Rubefação

2. Hematoma

3. Equimose

4. Escoriação

5. Bossa


( ) Coleção sanguínea, localizada, formada pelo rompimento de vasos de grande ou médio calibre. Além de superficial, pode acontecer em profundidade, em massa de órgãos ou em espaços teciduais (retroperitônio, mediastino).

( ) Ocasionado pela vasodilatação no local da transferência de energia mecânica, guardando a assinatura do instrumento, porém de duração efêmera.

( ) Produzida pelo acúmulo de líquido linfático ou de sangue, quando a região do corpo atingida apresenta um plano subjacente resistente e impermeável.

( ) Sufusão hemorrágica difusa decorrente da infiltração tecidual de sangue extravasado pelo rompimento de vasos.

( ) Resultante da ação tangencial do instrumento que ocasiona o arrancamento da epiderme. Sua forma pode indicar o instrumento que a produziu.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

A Traumatologia Forense estuda as lesões e as condições patológicas, imediatas ou tardias, decorrentes da violência sobre o corpo humano, nas perspectivas do diagnóstico, do prognóstico e das suas consequências, sobretudo, legais.
Considerando que tal estudo inclui a análise das diversas modalidades de energias causadoras de danos, assinale a afirmativa correta.

Com relação à estimativa do sexo por meio do estudo do crânio, assinale a afirmativa correta

As opções a seguir apresentam alguns métodos da Antropometria que podem ser utilizados durante o estudo do crânio para a estimativa da afinidade populacional, à exceção de uma.
Assinale-a

“Entre os séculos XVIII e XX, os antropólogos utilizavam a palavra ‘raça’. Já no início do século XXI a expressão proposta para quebrar com as ideias raciais associadas a esta estimativa foi a ‘ancestralidade’. Porém, a semântica deste tema ainda continua em debate constante, e atualmente são propostos os termos ‘afinidades populacionais’ ou ‘origem biogeográfica’, que melhor refletem a estimativa feita pela Antropologia Forense num caso de rotina.

(COELHO et al. Avaliação das afinidades populacionais em Antropologia Forense. In: Machado et al. Tratado de Antropologia Forense – fundamentos e metodologias aplicadas à prática pericial, Campinas: Millenium Editora, 2022)


Acerca deste pilar da Antropologia Forense, analise as afirmativas a seguir.


I. O crânio, especialmente a face, configura-se como o melhor marcador biológico para análise da afinidade populacional. Contudo, outros marcadores do esqueleto pós-craniano também podem ser utilizados.

II. Em Antropologia Forense existem basicamente duas grandes metodologias de estudo: a métrica, também denominada Antropometria, e a morfológica, denominada Antroposcopia. O cruzamento dos resultados das duas abordagens é a melhor opção para análise antropológica.

III. A Antroposcopia engloba o estudo dos caracteres subjetivos e que não são passíveis de mensuração. A Antropometria é mais objetiva e baseia-se na tomada de medidas, ângulos e projeções das diferentes partes do corpo ou dos seus caracteres mensuráveis.


Está correto o que afirma em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis