Questões de Matemática da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Matemática da UPE / UPENET / IAUPE

Quando Maria terminou de encher a piscina de sua casa constatou que foram gastas 48 horas para tal finalidade. Foi então que percebeu um vazamento no azulejo da piscina, pois normalmente a mesma fica totalmente cheia passadas 16 horas. Por conta desse vazamento, em quanto tempo a piscina se esvaziará completamente depois de cheia?

Vítor estava levando seus dois animais de estimação ao veterinário, um coelho e uma tartaruga. Como já estava cansado de caminhar, parou em frente a uma farmácia e avistou uma balança. Resolveu saber quanto pesavam seus animais, mas a balança só acusava massa acima de 10 quilos. Como sabia que seus animais não ultrapassavam essa marca, procedeu da seguinte maneira:

- subiu na balança com o coelho e sem a tartaruga: a balança acusou 58 kg;

- em seguida, subiu na balança com a tartaruga e sem o coelho: a balança acusou 54 kg;

- enfim, colocou os dois animais na balança: ela acusou 12 kg.

Partindo desses dados, quanto pesava a tartaruga em quilos?

Observe e analise as duas formas geométricas apresentadas nos geoplanos  e , abaixo.

Assinale a alternativa que corresponde respectivamente à forma algébrica de e a solução da forma algébrica de .

A identificação de padrões e regularidades é fundamental para que o aprendiz inicie processos de generalização. Com esse objetivo, uma professora propõe aos seus alunos uma atividade (jogo de palavras) intitulada "você fala um número e eu respondo outro". Fazendo o registro do jogo em forma de tabela, no final, os alunos deverão descobrir o que ela pensou para modificar os números. Supondo que as tabelas abaixo representem três formas de jogos de palavras propostas, assinale a alternativa que corresponde respectivamente as suas leis genéricas de transformação dos números das tabelas 1, 2 e 3:

Usiskin no seu trabalho "Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis" in: Coxforde e Shute (1995), apresenta um resumo, destacando as diferentes concepções da álgebra segundo suas relações com os diferentes usos das variáveis. No lado esquerdo abaixo, encontram-se enumeradas as concepções da álgebra. Relacione a coluna da direita (uso das variáveis) com a sua correspondente concepção.

Assinale a alternativa que contém a relação correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis