Questões de Literatura da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Literatura da FUNDATEC

Assinale a alternativa que NÃO indica um autor que tenha produzido romances, na década de 1930, de cunho regionalista, focados na realidade social e política do Nordeste brasileiro. 

Considerando os gêneros literários da Antiguidade Clássica, analise as assertivas a seguir:

I. A epopeia era um gênero clássico composto em verso que narrava os feitos gloriosos de um herói que representava um povo.
II. A tragédia era um gênero da Antiguidade Clássica que mostrava a força de um herói que encontrava a felicidade por ter coragem mesmo após ter cometido um erro trágico.
III. A tragédia era um gênero teatral composto para ser encenado, como exemplos, tem-se “Édipo Rei” e “Antígona”, de Sófocles.

Quais estão corretas? 

O caráter regionalista que definiu a ficção da geração de 1930 aparece completamente transformado nas obras de Guimarães Rosa. As marcas regionais são evidentes nos termos utilizados, na recriação da fala dos jagunços e de vaqueiros do interior de Minas. Rosa fala dos grandes dramas humanos, deixando claro que os grandes fantasmas da existência podem ser identificados em qualquer lugar, desde um centro urbano até um minúsculo vilarejo nos sertões das Gerais. (Abaurre; Pontara). Guimarães Rosa faz parte da terceira geração do _____________; uma de suas obras mais relevantes intitula-se ____________________________. 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Analise as assertivas abaixo:
I. Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil, com “Obras” (1768). O cenário do Arcadismo foram as cidades de Minas Gerais e sua efervescência econômica e cultural promovida pela descoberta do ouro.
II. As revoluções burguesas, no século XVIII, mudariam o perfil da sociedade europeia. Assim, no século XIX, a valorização do caráter individual e dos valores burgueses – trabalho, esforço e sacrifício –, bem como o amor à pátria norteariam a nova estética: o Romantismo.
III. A fuga da realidade é um dos temas mais explorados pelo Romantismo; nesse sentido, a morte é idealizada (e muitas vezes desejada) porque possibilita um alívio dos “males do mundo” ou a união de dois amantes separados por contingências da vida real.
IV. No contexto da produção literária em prosa do Romantismo, os romances em folhetins tematizavam a vida na corte, os costumes da burguesia em formação, sem esquecer as questões sociais, como as lutas abolicionistas e republicanas.

Quais estão corretas?

Leia o excerto a seguir, do escritor Machado de Assis, e assinale a alternativa correta a respeito do trecho:

A ESCRAVIDÃO levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro, o ferro ao pé; havia também a máscara de folha de flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dous para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. Com o vício de beber, perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e aí ficavam dous pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras. (ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/) 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis