Questões de Libras da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Libras da FGV

Sabemos que o alfabeto manual não é língua de sinais, porque eles possuem uma função específica.
Observe, dentre as opções, qual a palavra soletrada que se refere à capital do Rio Grande do Norte.

Assinale a opção correta.

A pessoa com surdocegueira utiliza várias formas de comunicação para interagir, acessar as informações e desenvolver técnicas de orientação e mobilidade para explorar e conhecer o seu ambiente (GRUPOBRASIL,2005). Relacione as colunas com alguns métodos de comunicação utilizados com as pessoas surdocegas, e suas características.
1. Tadoma 2. Fala Ampliada 3. Loops
( ) É um aparelho de amplificação sonora que ajuda na recepção de uma determinada mensagem.
( ) A mão da pessoa surdocega se coloca nos lábios, bochecha, mandíbula e garganta do interlocutor.
( ) É utilizado quando o surdocego ainda possui resíduos auditivos com a necessidade de falar de forma clara perto de seu ouvido.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.

#Questão 1132759 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor Educação Especial - Libras

“A LIBRAS desempenha todas as funções de uma língua e, como tal, poderia ser usada para cumprir o papel que a linguagem oral tem na criança ouvinte.” (MOURA-2013)
Assinale a opção que melhor apresenta o desenvolvimento da linguagem pela criança surda.

#Questão 1132760 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor Educação Especial - Libras

“A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.” (Art.79-C da Lei nº 14.191 de 03/08/2021)
Avalie as afirmativas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) referentes a alguns objetivos dos programas incluídos no Plano Nacional de Educação.
( ) Manter programas de formação de pessoal especializado para educação bilíngue escolar dos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, especifico e diferenciado.
( ) Fortalecer as práticas socioculturais da comunidade ouvinte e a Língua de Sinais de outros países.

As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 1132761 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor Educação Especial - Libras

A gestão da escola que Luiz, professor surdo, trabalha, precisa atualizar o cadastro de formação de seus profissionais. Sua formação é de licenciatura plena em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua, para o ensino de Libras, e atualmente, atua com turmas do ensino fundamental e do ensino médio.
Assinale a opção que contempla a formação do professor surdo no caso narrado acima, de acordo com o Decreto nº 5.626/2005.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis