O Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal traz características típicas do modelo mecanicista de gestão e do modelo de gestão orgânica.
Analise cada característica abaixo relacionada e classifique-a em (M) como típica do modelo mecanicista de gestão e (O) quando for relativa ao modelo orgânico de gestão. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) A cultura organizacional tende a destacar valores como disciplina e impessoalidade.
( ) A liderança emana da capacidade de resolver problemas e lidar com pessoas e situações difíceis sob pressão.
( ) Os sistemas informacionais são descentralizados e acessíveis a todos.
( ) Os processos de trabalho são mais rotinizados, prog...
Considerando as orientações contidas no Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F) e, ao final, assinale a opção que contenha sequência correta.
( ) A estrutura de um órgão ou entidade deve ser desenhada de forma a atender aos requisitos do sistema de liderança.
( ) O arranjo institucional dos sistemas de trabalho deve garantir a integração, a coordenação e o controle da ação institucional.
( ) As funções comissionadas técnicas não estão relacionadas às atividades de direção, chefia ou assessoramento, em nenhum nível.
Na fase da pré-negociação dos projetos de financiamentos externos, após a verificação do cumprimento de exigências decorrentes de eventuais ressalvas registradas na recomendação da COFIEX e diante do pronunciamento favorável do Ministério da Fazenda à assinatura do ajuste, cabe à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (SEAIN/MP)
Com relação à Instrução Normativa MPOG/SLTI n.º 2/2009, julgue o item a seguir.
A obrigatoriedade de o licitante apresentar a Declaração de Elaboração Independente de Proposta, no momento de abertura, deverá constar dos instrumentos convocatórios das modalidades licitatórias tradicionais e do pregão, em sua forma presencial, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais (SISG), da sessão pública.
O art. 21 da Portaria Interministerial no 127, de 29 de maio de 2008, apresenta as informações mínimas que devem constar no Plano de Trabalho do proponente de um convênio. NÃO constitui uma dessas informações a