Questões sobre Conselho Federal de Psicologia - CFP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conselho Federal de Psicologia - CFP

Qual das afirmativas a seguir NÃO é uma justificativa pela qual o Conselho Federal de Psicologia publicou a Resolução 007/2003?

Com base no texto a seguir, analise as assertivas abaixo – retiradas do DSM IV – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas. Resolução CFP nº 015/96, de 13 de dezembro de 1996. Ementa: Institui e regulamenta a Concessão de Atestado Psicológico para tratamento de saúde por problemas psicológicos. O Conselho Federal de Psicologia, no uso de suas atribuições legais e regimentais: CONSIDERANDO que o parágrafo 1° do artigo 13 da Lei n° 4.1 19 de 27 de agosto de 1962 estabelece que é função do psicólogo a elaboração de diagnóstico psicológico; RESOLVE: Art. 1º É atribuição do PSICÓLOGO a emissão de atestado psicológico circunscrito às suas atribuições profissionais e com fundamento no diagnóstico psicológico produzido. Parágrafo único - Fica facultado ao psicólogo o uso do Código Internacional de Doenças - CID, ou outros Códigos de diagnóstico, cientifica e socialmente reconhecidos, como fonte para enquadramento de diagnóstico.

( ) A característica essencial do Transtorno Depressivo Maior é um curso clínico caracterizado por apenas um episódio depressivo maior, com histórico de episódios maníacos, mistos e hipomaníacos.

( ) Um dos critérios para diagnóstico de bulimia nervosa é a ocorrência de episódios recorrentes de compulsão periódica. Um episódio de compulsão periódica é caracterizado pelos seguintes aspectos: 1) ingestão, em um período limitado de tempo (por exemplo, dentro de um período de duas horas) de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares; 2) um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por exemplo, um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo).

( ) A Esquizofrenia tem sintomas característicos, dois ou mais dos seguintes, cada qual presente por uma porção significativa de tempo durante o período de um mês (ou menos, se tratados com sucesso): delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico e sintomas negativos, isto é, embotamento afetivo, alogia ou avolição.

( ) O Autismo tem como um dos critérios para diagnóstico, atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início após os três anos de idade: (1) linguagem para fins de comunicação social, ou (2) jogos imaginativos ou simbólicos.

( ) A característica essencial da Fobia Social é um medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho nas quais o indivíduo poderia sentir embaraço (Critério A). A exposição à situação social ou de desempenho provoca, quase que invariavelmente, uma resposta imediata de ansiedade (Critério B). Essa resposta pode assumir a forma de um Ataque de Pânico ligado à situação ou predisposto pela situação.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta, de cima para baixo.

De acordo com a resolução 010/00 do Conselho de Psicologia, Art. 1º, “A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos”. Relacione as Psicoterapias relacionadas na primeira coluna com as definições da segunda coluna.

Assinale a alternativa que contenha a sequência numérica correta, de cima para baixo.

Conforme a Resolução 007/2003,

Art. 3º - Toda e qualquer comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas neste manual. Parágrafo único – A não observância da presente norma constitui falta ético-disciplinar, passível de capitulação nos dispositivos referentes ao exercício profissional do Código de Ética Profissional do Psicólogo, sem prejuízo de outros que possam ser arguidos.

No laudo psicológico, NÃO deve constar o(a)(as)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis