Questões de Jornalismo da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo da Instituto Consulplan

“A assessoria de imprensa deve estar sempre disponível para atender aos jornalistas com transparência, agilidade e conhecimento da organização. Também deve possuir trânsito fácil às fontes e, de preferência, aos jornalistas. No trato com a imprensa, o assessor deve se guiar com profissionalismo, competência e dedicação. A assessoria também deve estar apta a fazer contatos com as redações, a fim de sugerir pautas, enviar notícias e aperfeiçoar a interface profissional entre a organização e os jornalistas, para interesse e benefício mútuos. Existe uma ferramenta de assessoria que é um texto contendo as informações essenciais do fato e que pode ser ofertado às redações como sugestão de pauta. Ele também deve se guiar pelos métodos jornalísticos, usando o filtro dos valores-notícia para apurar as questões básicas de fatos que sejam interessantes para a opinião pública.” Tal ferramenta se refere a: 

#Questão 925308 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

A utilização sincronizada do som (áudio), imagem (vídeo) e texto (palavras) constitui o produto audiovisual, que, ao longo do tempo, vem passando por mudanças quase que constantes. Esses elementos, de maneira conjunta, se tornam em informação. De acordo com Marques (2007, p. 69): “[...] a informação audiovisual possui sentidos multidisciplinares que, ao longo do tempo, foi se modificando e atualizando, conforme a própria sociedade está evoluindo, assim como o próprio produto audiovisual”. Do produto jornalístico impresso, evoluiu-se para a produção de rádio e, em 1950, com a chegada da televisão, deu-se o início ao produto audiovisual chamado de telejornalismo, que, ao longo dos anos, não parou de evoluir, alcançando até a internet, se tornando o webjornalismo. Sobre webjornalismo e produções audiovisuais, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 925307 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

O fotojornalismo é a vertente do jornalismo que utiliza a fotografia como forma de produção jornalística, com o intuito de transmitir informações de interesse público. Como em todas as profissões, os fotojornalistas precisam se atentar ao código de ética e preceitos fundamentais para executar suas atividades. Para Sousa, “[...] falar de ética implica falar de uma perspectiva [...]”, isso porque, ao se discutir o limite ético no fotojornalismo, além de considerar o aspecto do fotojornalista para com o fotografado, é preciso incluir nessa discussão os limites éticos do fotojornalista com sua própria consciência e conduta moral e o papel do editor e dos meios de comunicação para com o fotojornalista. Além disso, deve-se considerar a questão ética relacionada com a veracidade dos fatos retratados na imagem e no texto que a acompanha. Portanto, assim como reforça Sousa, todas essas perspectivas devem ser consideradas ao se discutir sobre o papel da ética no fotojornalismo. Sousa apresenta seis princípios do fotojornalismo, os quais, segundo o autor, devem ser balanceados e, por vezes, contrapostos, uma vez “[...] que os fotojornalistas, os editores, os leitores e os públicos em geral muitas vezes discordam da publicação de certas imagens, por terem valores diferentes, mesmo entre esses seis princípio”. (Lester, 1991 apud Sousa, 2002, p. 143.)
Sobre os princípios do fotojornalismo, assinale a afirmativa correta.

#Questão 925309 - Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

Quando se comunica on-line, existe um conjunto de fatores a considerar para passar a mensagem corretamente:

- criação da mensagem;

- escolha do formato; 

- frequência de publicações; 

- características técnicas de cada plataforma; e, 

nível de formalidade da comunicação.

(MARQUES, Vasco 2020.)


Em relação às escolhas de formatos, é fundamental saber adequar as dimensões dos conteúdos, especificamente nos vídeos, mas também nas imagens para cada canal digital. De forma geral, aponta corretamente sobre formatação e rede social:

#Questão 925310 - Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

Consideramos que a internet modificou sigificativamente a forma de funcionamento e de utilização dos sistemas de informação. Oliveira (2005, p. 15) afirma que “a internet abriu a seus usuários a possibilidade de produzir, digitalizar e veicular informação, da maneira que melhor lhes conviesse. O usuário passa então a desempenhar tanto o papel de produtor quanto o de distribuidor da informação”. Com o surgimento da internet, os clientes das empresas começaram a fazer parte do uso dos sistemas de informação e, assim, todas as pessoas envolvidas com o sistema (clientes, funcionários e fornecedores) passaram a ser chamadas de ”usuários”. Além de utilizar e interagir com os sistemas de informação, o usuário se tornou cada vez mais exigente, principalmente em relação ao tempo de resposta, aos erros e falhas e à facilidade de navegação e de busca das informaço?es no sistema. Assim, a Arquitetura de Informação (AI) surge como instrumentos e recursos que facilitam o desenvolvimento de ambientes informacionais digitais, auxiliando a organizar, estruturar e representar objetos de conteúdo, além de melhorar e aumentar a utilização dos serviços e conteúdos dos ambientes informacionais digitais. (CARMARGO, Liriane Soares de Araujo, D. e Silvana Aparecida Borseti Gregório Vidotti. Arquitetura da Informação – Uma Abordagem Prática. Disponível em: Minha Biblioteca. Grupo GEN, 2011.)
Sobre os métodos e os estudos de usabilidade e distribuição de informações em ambientes digitais, pode-se afirmar que, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis