Questões sobre Linguagem Jornalística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem Jornalística

#Questão 925188 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Comunicação Social

Os modos de fazer jornalismo foram sendo modificados com o passar dos anos e o aparecimento das novas tecnologias. A internet e o computador são ferramentas que integram a rotina produtiva e facilitam muito a prática profissional. Hoje em dia, as notícias podem ser publicadas, compartilhadas e divulgadas de qualquer lugar, tendo apenas um aparelho de smartphone conectado à internet. Dessa forma, começaram a surgir terminologias para definir os tipos de jornalismo direcionados para a internet como jornalismo eletrônico, digital, ciberjornalismo, on-line e webjornalismo. Considerando que o jornalismo digital pode ser definido pelas cinco principais características: elementos multimidialidade/convergência; interatividade; hipertextualidade; personalização; e, memória, analise as afirmativas a seguir.
I. Multimidialidade: está relacionada à convergência da imagem, texto e som, que são formatos midiáticos tradicionais quando o acontecimento jornalístico é narrado.
II. Interatividade: através dela, o usuário/leitor pode estabelecer relações com a máquina, com a própria publicação e com outras pessoas.
III. Personalização: é característica do jornalismo on-line e possibilita a interconexão de texto por meio do uso de links.
IV. Hipertextualidade: através dela, o usuário configura os produtos de jornalismo, a partir do que achar interessante.
V. Memória:é capacidade da web de possibilitar um acúmulo de informações muito maior, pois possui um espaço para guardar o material e deixá-lo armazenado e disponível para o acesso imediato.
Está correto o que se afirma apenas em

#Questão 925189 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Comunicação Social

Os modos de se produzir notícia para os meios impresso e web são diferentes. Isto acontece porque é necessário considerar que no jornal impresso, o espaço e o tamanho do texto são definidos, enquanto na web são ilimitados. Desse modo, surgem três possibilidades de estrutura de texto para a web: linear; reticular; e, mista. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.

#Questão 925307 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

O fotojornalismo é a vertente do jornalismo que utiliza a fotografia como forma de produção jornalística, com o intuito de transmitir informações de interesse público. Como em todas as profissões, os fotojornalistas precisam se atentar ao código de ética e preceitos fundamentais para executar suas atividades. Para Sousa, “[...] falar de ética implica falar de uma perspectiva [...]”, isso porque, ao se discutir o limite ético no fotojornalismo, além de considerar o aspecto do fotojornalista para com o fotografado, é preciso incluir nessa discussão os limites éticos do fotojornalista com sua própria consciência e conduta moral e o papel do editor e dos meios de comunicação para com o fotojornalista. Além disso, deve-se considerar a questão ética relacionada com a veracidade dos fatos retratados na imagem e no texto que a acompanha. Portanto, assim como reforça Sousa, todas essas perspectivas devem ser consideradas ao se discutir sobre o papel da ética no fotojornalismo. Sousa apresenta seis princípios do fotojornalismo, os quais, segundo o autor, devem ser balanceados e, por vezes, contrapostos, uma vez “[...] que os fotojornalistas, os editores, os leitores e os públicos em geral muitas vezes discordam da publicação de certas imagens, por terem valores diferentes, mesmo entre esses seis princípio”. (Lester, 1991 apud Sousa, 2002, p. 143.)
Sobre os princípios do fotojornalismo, assinale a afirmativa correta.

#Questão 925308 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

A utilização sincronizada do som (áudio), imagem (vídeo) e texto (palavras) constitui o produto audiovisual, que, ao longo do tempo, vem passando por mudanças quase que constantes. Esses elementos, de maneira conjunta, se tornam em informação. De acordo com Marques (2007, p. 69): “[...] a informação audiovisual possui sentidos multidisciplinares que, ao longo do tempo, foi se modificando e atualizando, conforme a própria sociedade está evoluindo, assim como o próprio produto audiovisual”. Do produto jornalístico impresso, evoluiu-se para a produção de rádio e, em 1950, com a chegada da televisão, deu-se o início ao produto audiovisual chamado de telejornalismo, que, ao longo dos anos, não parou de evoluir, alcançando até a internet, se tornando o webjornalismo. Sobre webjornalismo e produções audiovisuais, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 925315 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

O repórter é um contador de histórias. Na reportagem, há enredo, protagonistas, hora e local onde se desenrolam os fatos, bem como um motivo. Trata-se do lead, com as perguntas: “como”; “onde”; “quando”; “quem”; e, “por que”. A diferença é que, ao contrário da pirâmide invertida dos jornais impressos, na TV, a reportagem não precisa ter início respondendo a tais perguntas. Normalmente, em telejornalismo, o lead está no(a):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis