Questões de Informática Básica / Microinformática da UFPR

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Listagem de Questões de Informática Básica / Microinformática da UFPR

Sobre o conceito, procedimento e realização de cópias de segurança de assuntos ligados à informática e documentos digitais, considere as afirmativas abaixo:

1. Em informática, backup refere-se à cópia de dados de um dispositivo para outro com o objetivo de posteriormente recuperar os dados, caso haja algum problema.

 2. Em geral, o backup é uma tarefa essencial para todos os que usam computadores e/ou outros dispositivos, tais como máquinas digitais de fotografia, leitores de MP3, etc.

3. Atualmente, os mais conhecidos meios de backups são: CD-ROM, DVD, disco rígido externo e fitas magnéticas.

4. O termo backup também pode ser utilizado para hardware, significando um equipamento para socorro (funciona como um pneu-socorro do veículo), e pode ser uma impressora, CPU ou monitor, que servirá para substituir temporariamente um desses equipamentos que esteja com problemas.

Assinale a alternativa correta.

A Sra. Gisele está lendo o arquivo "NotasPreliminares.pdf" e está usando o aplicativo Adobe Reader 8, em português. Apreciadora de novidades, a fim de ganhar tempo na leitura de partes importantes do documento, ela está utilizando um recurso cujo aplicativo cria uma janela à parte do texto principal. Essa janela é passível de dimensionamento pelo próprio usuário, pois mostra uma determinada porção do texto principal, que é selecionada através de um retângulo selecionador, movido pelo dispositivo apontador (mouse). Para fazer uso desse recurso, a Sra. Gisele utilizou a seguinte seqüência de menus: Ferramentas  Selecionar & Zoom e:

Sobre o Microsoft Word, considere as afirmativas abaixo:

1. O uso de folhas de estilos no Microsoft Word pode representar uma grande economia de tempo quando se quer efetuar mudanças universais em um texto.

 2. No Microsoft Word, o uso do esquematizador serve para dividir o texto em tópicos, podendo também ser usado para promover e rebaixar títulos.

3. No Microsoft Word, o dicionário de sinônimos faz a substituição automática das palavras no seu texto, pois é um recurso que, se instalado, oferece uma lista de palavras analisadas analiticamente e substituídas por alternativas com significados semelhantes.

4. No Microsoft Word, os verificadores gramaticais verificam o uso da palavra, a correção gramatical, a semântica, a sintaxe e, às vezes, até o estilo da linguagem escrita.

 5. Os verificadores ortográficos do Microsoft Word não são inteligentes o bastante para verificar o contexto de uma palavra. Algumas palavras serão consideradas corretas, mesmo que seu uso esteja errado.

 Assinale a alternativa correta.

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