Questões de Informática Básica / Microinformática da CESPE / CEBRASPE

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O governo federal brasileiro vem tomando uma série de medidas que pouco a pouco estão definindo o arcabouço de uma legislação relativa à segurança dos sistemas de informação. Entre tais medidas, citam-se o Decreto n.º 3.505, de 13 de junho de 2000, que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da administração pública federal, o Decreto n.º 3.587, de 5 de setembro de 2000, que estabelece normas para a Infra-Estrutura de Chaves Públicas do Poder Executivo Federal – ICP-Gov, e a Medida Provisória n.º 2.200, de 28 de junho de 2001, que institui a Infra- Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Acerca dessa legislação, julgue os seguintes itens.

O Decreto n.º 3.505/2000, entre outras providências, determina que não mais seja utilizado, em aplicações do governo federal, o protocolo de criptografia DES (data encryption standard), considerado obsoleto.

O governo federal brasileiro vem tomando uma série de medidas que pouco a pouco estão definindo o arcabouço de uma legislação relativa à segurança dos sistemas de informação. Entre tais medidas, citam-se o Decreto n.º 3.505, de 13 de junho de 2000, que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da administração pública federal, o Decreto n.º 3.587, de 5 de setembro de 2000, que estabelece normas para a Infra-Estrutura de Chaves Públicas do Poder Executivo Federal – ICP-Gov, e a Medida Provisória n.º 2.200, de 28 de junho de 2001, que institui a Infra- Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Acerca dessa legislação, julgue os seguintes itens.

Como parte das determinações do Decreto n.º 3.587/2000, verifica-se que a tecnologia da ICP-Gov deverá utilizar criptografia simétrica.

O governo federal brasileiro vem tomando uma série de medidas que pouco a pouco estão definindo o arcabouço de uma legislação relativa à segurança dos sistemas de informação. Entre tais medidas, citam-se o Decreto n.º 3.505, de 13 de junho de 2000, que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da administração pública federal, o Decreto n.º 3.587, de 5 de setembro de 2000, que estabelece normas para a Infra-Estrutura de Chaves Públicas do Poder Executivo Federal – ICP-Gov, e a Medida Provisória n.º 2.200, de 28 de junho de 2001, que institui a Infra- Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Acerca dessa legislação, julgue os seguintes itens.

Para efeito da ICP-Gov, uma autoridade registradora (AR) é uma entidade de registro, devendo, obrigatoriamente, estar fisicamente localizada fora de qualquer das ACs, de modo a garantir sua independência e sua autonomia com relação às ACs.

O governo federal brasileiro vem tomando uma série de medidas que pouco a pouco estão definindo o arcabouço de uma legislação relativa à segurança dos sistemas de informação. Entre tais medidas, citam-se o Decreto n.º 3.505, de 13 de junho de 2000, que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da administração pública federal, o Decreto n.º 3.587, de 5 de setembro de 2000, que estabelece normas para a Infra-Estrutura de Chaves Públicas do Poder Executivo Federal – ICP-Gov, e a Medida Provisória n.º 2.200, de 28 de junho de 2001, que institui a Infra- Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Acerca dessa legislação, julgue os seguintes itens.

Para efeito da ICP-Gov, a disponibilização de certificados emitidos e de Lista de Certificados Revogados (LCR) atualizada será proporcionada mediante o uso de diretório seguro e de fácil acesso.

As técnicas, os protocolos e os sistemas de criptografia são um dos pilares para a organização de proteções contra ataques à segurança dos sistemas de informática e comunicação. Por melhor que seja a técnica de criptografia e a robustez do algoritmo, um sistema não pode ser considerado seguro sem os meios, os procedimentos e a política para gerenciar as chaves criptográficas empregadas. Acerca das técnicas, dos protocolos e dos sistemas de gerência de chaves de criptografia existentes, julgue os itens seguintes.

Quando as pessoas escolhem suas próprias chaves, constata-se que, em geral, são escolhidas chaves inadequadas, que empregam nomes próprios, iniciais e outras informações facilmente deduzíveis, por exemplo, por meio de ataques de dicionário.

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