Questões de História da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da OBJETIVA

Sobre o papel do rádio durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), assinalar a alternativa CORRETA. 

A cultura, enquanto objeto historiográfico, é complexa. Destaca-se a inter-relação entre práticas culturais, representações e apropriações. Nesse contexto, analisar os itens. 
I. As práticas culturais abrangem tanto as instâncias oficiais de produção cultural quanto os usos e os costumes cotidianos de uma sociedade, como modos de falar, gestos e rituais.
II. As representações são formas de traduzir mentalmente uma realidade percebida, frequentemente associada a símbolos e imaginários coletivos.
III. A noção de apropriação implica incorporação passiva de práticas culturais e representações por grupos sociais específicos.
IV. A perspectiva cultural reconhece o dinamismo da cultura e a conexão entre suas dimensões simbólicas e políticas. 
Está CORRETO o que se afirma:  

A modernidade, caracterizada por intensas transformações econômicas, sociais e culturais, impactou significativamente os lugares de memória e os espaços identitários. Esses conceitos, centrais ao entendimento das relações entre história, cultura e identidade, se encontram em crise devido a fatores como globalização, hiperconsumo, transformações urbanas e avanço de tecnologias digitais. Com base nas reflexões apresentadas, analisar os itens: 
I. A modernidade líquida caracteriza-se por sua fluidez e pela ausência de formas estáveis, levando à fragmentação das relações coletivas.
II. Os lugares de memória são descritos como construções alheias à manipulação ideológica, sendo reconhecidos como representações neutras do passado.
III. A memória coletiva é construída por meio de processos de interação social que envolvem escolhas sobre o que deve ser lembrado ou esquecido.
IV. A ressignificação de espaços urbanos e monumentos revela como a história é utilizada para reforçar interesses de grupos dominantes, moldando as representações culturais. 
Está CORRETO o que se afirma:

No Brasil, pode-se dizer que excepcionalmente só tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionários puramente dedicados a interesses objetivos e fundados nesses interesses. Assim, sobre a distinção entre o público e o privado, na história política do Brasil, assinalar a alternativa INCORRETA.

Marc Bloch, ao falar sobre as características gerais da observação histórica, pronunciou o seguinte enunciado:

Estamos, a esse respeito, na situação do investigador que se esforça para reconstruir um crime ao qual não assistiu; do físico, que, retido no quarto pela gripe, só conhecesse os resultados de suas experiências graças aos relatórios de um funcionário de laboratório.

Com base no fragmento acima, é possível concluir que o conhecimento histórico, por natureza, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis