Questões de História da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FGV

#Questão 926235 - História, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - História

“Com a aproximação das eleições presidenciais de 1940, Roosevelt tentou, contra a tradição política americana, uma terceira reeleição. A América Latina teve um papel importante neste processo. As Américas, não só os Estados Unidos tinham, segundo Roosevelt, de se transformar na fortaleza do hemisfério e, para atingir esse objetivo, foi criado o Office of the Coordinator of InterAmerican Affairs (OCIAA), dirigido por Nelson Rockefeller e voltado para as atividades culturais, sobretudo cinematográficas, com a participação de figuras como Walt Disney e Carmem Miranda”.
Adaptado de: TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor. São Paulo: Companhia das letras, 2000, p. 43-51.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir a respeito da “fábrica de ideologias” criada pelo governo norte-americano para conquistar o apoio brasileiro durante a Segunda Guerra.
I. A indústria cultural subvencionada pelo OCIAA sustentou a economia norte-americana durante a guerra, permitindo a expansão das empresas de Hollywood dentro e fora dos Estados Unidos.
II. O Brasil foi um ponto estratégico na disputa com o Eixo, por isso transformou-se, durante a Segunda Guerra, numa das prioridades da política externa americana e da política cultural do OCIAA.
III. O estreitamento das relações entre americanos e brasileiros foi promovido mediante o rádio, o cinema e as revistas, que divulgavam um mundo atraente de consumo e progresso.
Está correto o que se afirma em

#Questão 926240 - História, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - História

Em meio à violência decorrente da conquista espanhola na Mesoamérica, grupos indígenas formularam adaptações capazes de devolver sentido ao mundo, resistindo ao processo de conquista do seu imaginário. Para S. Gruzinski, o choque entre os dois povos exigiu uma série de reinvenções culturais por parte dos indígenas, que resultaram em uma “cultura mestiça e moderna”.
Com base na perspectiva de Serge Gruzinski a respeito da “colonização do imaginário”, estão corretas as opções a seguir, exceto uma. Assinale-a.

#Questão 926236 - História, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - História

“Durante a ditadura, os operários da Volkswagen sofreram com contenção salarial, perda de direitos e práticas repressivas. Em uma época em que o Brasil era líder mundial de acidentes de trabalho, eles também eram recorrentes nas fábricas da montadora. Só no primeiro semestre de 1970, operários relataram a morte de cinco trabalhadores na unidade de São Bernardo por acidentes de trabalho. Isso consta em panfleto apreendido pela empresa e encaminhado ao DEOPS. Além de repassar panfletos como o mencionado, o órgão da empresa elaborava fichas dos seus funcionários que traziam dados como período em que atuou na empresa e atividades políticas desempenhadas pelo trabalhador, como engajamento no sindicato, empenho em greves e distribuição de panfletos. É interessante notar como na Volkswagen - a exemplo de outras várias empresas -, os agentes responsáveis pela segurança interna e pela vigilância sobre os operários era militares de formação. Assim, em 1970, o major Ademar Rudge era chefe da segurança industrial da empresa e recebeu um agente do DEOPS na fábrica, entregando-lhe documentos com relatos sobre as atividades políticas dos seus funcionários”.
Adaptado de SILVA, M., CAMPOS, P., COSTA, A. A Volkswagen e a ditadura, in Revista Brasileira de História, 89, 2022.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente as relações entre desenvolvimento capitalista, relações trabalhistas e a ditadura brasileira, com base no trecho. 

#Questão 926241 - História, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - História

“Segundo o IBGE, São Paulo é o 4º município com maior população indígena (população absoluta) no Brasil: 12.977 índios. A existência de índios nas cidades decorre de duas razões principais: do movimento de migração das terras de origem para as cidades e do crescimento das cidades que acabam alcançando as terras indígenas as quais passam a integrar a área urbana. Em São Paulo encontramos as duas situações: duas Terras Indígenas Guarani localizadas na zona sul e oeste, onde vivem 1711 índios, e uma grande população indígena distribuída por diversos bairros da Grande São Paulo, constituída por famílias que migraram de suas terras de origem de diversas regiões do país.”
Adaptado de Comissão Pró-Índio de São Paulo, 2022 (https://cpisp.org.br).
A partir do trecho e dos desafios para inclusão da história e culturas indígenas nos currículos da Educação Básica analisados por Edson Silva (Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da Lei 11.645/2008), assinale a afirmativa correta.

#Questão 926242 - História, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - História

“Para os EUA, o novo governo congolês de Maurice Lumumba parecia ser mais uma ameaça de esquerda do Terceiro Mundo, uma ameaça ainda pior diante das imensas riquezas naturais do Congo, que incluíam urânio. Ao voltar a Kinshasa, Lumumba criticou o Secretário Geral das Nações Unidas porque as forças da ONU não estavam apoiando seu governo. Em dezembro de 1960, Lumumba foi capturado, torturado e assassinado sob os olhares de ‘ministros’ de Katanga e oficiais belgas”.
Adaptado de WESTAD, Odd Arne. The global Cold War, p. 137-140.
Os congoleses compõem atualmente a 5ª nacionalidade com mais refugiados no Brasil. Em janeiro de 2022, o assassinato do jovem Moïse Kabagambe, no Rio de Janeiro, reacendeu o debate sobre as guerras civis no Congo e a situação de seus refugiados. Um professor de História partiu deste caso para incentivar um debate que articulasse descolonização da África, Guerra Fria e imigrações no século XXI.
A proposta didática de conectar os processos de descolonização da África, durante a Guerra Fria, e o dilema global dos refugiados no século XXI, permite ao docente de história 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis