Questões de História da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da CESPE / CEBRASPE

Considerando o texto 15A2EEE, julgue os itens a seguir, a respeito das abordagens relacionadas às temáticas sobre diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos nas salas de aula.

Os livros didáticos de história incorporaram nas últimas décadas temáticas que envolvem mulheres e relações de gênero, apresentando a história das mulheres como um dos eixos centrais das narrativas históricas, desconstruindo os papéis normativos e inscrevendo as mulheres como grandes protagonistas da história.

Foi a partir do estabelecimento dos franceses no Maranhão, onde fundaram São Luís, na primeira metade do século XVII, que os portugueses passaram a demonstrar interesse por se instalar na porção setentrional de sua colônia americana. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a mudança de comportamento da metrópole deveu-se, entre outros fatores,

A Península Arábica foi unificada por Maomé e seus seguidores no século VII. O profeta propôs a criação de uma comunidade baseada na adesão religiosa, a Umma. Nos séculos seguintes, tal comunidade se espalhou em direção ao leste a ao oeste da península. Acerca da expansão do islamismo entre os séculos VII e X, assinale a opção correta.

#Questão 630411 - História, História Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, SEE/DF, Professor de Educação Básica

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

A obra História Geral da África possibilita a professores e estudantes o estudo das experiências culturais, sociais e políticas de múltiplas sociedades africanas, sendo um dos aspectos centrais da coleção o fato de que ela concede à grande parte dessas histórias uma importante perspectiva africana ou afrocentrada.

#Questão 630412 - História, História Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, SEE/DF, Professor de Educação Básica

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

Na abordagem da história da África em sala de aula deve-se evitar a idealização, a simplificação ou uma excessiva generalização das experiências históricas e contextos africanos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis