Questões de História da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da CESPE / CEBRASPE

Tendo ainda o texto de J.A. Frieden acima como referência, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos ao quadro histórico europeu e mundial do pós-Segunda Guerra. Conquanto plenamente discutível, a tese defendida — ou, pelo menos, sugerida — pelo texto é a de que a bipolarização do poder mundial, surgida pouco depois de encerradas as hostilidades da Segunda Guerra, restringiu-se a aspectos fundamentalmente ideológicos.

Acerca das civilizações da Antiguidade, julgue os itens a seguir. A denominação Império Romano, por oposição à República, é uma construção historiográfica e didática, que visa melhor classificar e explicar a história política de Roma, visto que, de acordo com os dados históricos, a República jamais foi abolida e os melhores imperadores eram tidos como seus salvadores ou restauradores.

Acerca das civilizações da Antiguidade, julgue os itens a seguir. A disputa (ágôn) era uma característica fundamental da sociedade grega, o que pode ser constatado por meio dos grandes jogos atléticos — celebrados por poetas como Píndaro — e das inúmeras guerras que moveram as diversas cidades umas contra as outras, como a guerra do Peloponeso entre Esparta e a Macedônia, contada pelo historiador Tucídides.

A respeito do feudalismo e de sua passagem para o capitalismo, julgue os itens subsequentes. O protecionismo foi fator significativo para a transformação do sistema feudal para o capitalismo. Enquanto na Idade Média ele ocorria localmente, com as corporações de ofício de cada cidade responsáveis pela sua aplicação, a partir do século XIV, com a centralização do poder nos Estados, os reis e príncipes passaram a ser responsáveis pela criação e pelo cumprimento de leis de proteção às atividades econômicas.

A respeito do feudalismo e de sua passagem para o capitalismo, julgue os itens subsequentes. A sociedade feudal baseava-se em uma estrutura hierárquica quádrupla, cujo topo era ocupado pelos reis e pela nobreza; em seguida, posicionavam-se o clero e os religiosos leigos; logo abaixo, os comerciantes e os burgueses (moradores das cidades); e, na base inferior, os camponeses.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis