Questões de História do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2022

#Questão 1020985 - História, História Geral, Avança SP, 2022, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - História - Edital nº 03

Considere os itens abaixo sobre as relações comerciais e culturais dos africanos no mundo atlântico e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. O encontro entre europeus e os habitantes da África Ocidental, a partir do século XV, não foi exatamente novidade, uma vez que as rotas transaarianas já conectavam o Mediterrâneo a esta região.
II. As relações entre povos africanos e europeus no período pré-colonial não eram pautadas pela dominação europeia, como iria acontecer mais tarde no período colonial.
III. Com a abertura comercial que se seguiu a ao encontro com os europeus, os africanos teriam sido forçados a vender o único bem de valor que eles tinham - seus próprios irmãos.

#Questão 1020986 - História, História do Brasil, Avança SP, 2022, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - História - Edital nº 03

Considere os itens abaixo sobre a Inconfidência Mineira e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A Inconfidência Mineira foi uma conspiração política organizada por profissionais liberais, militares e membros da elite econômico-social da Capitania de Minas Gerais no fim da década de 1780 – época em que o Brasil ainda era colônia francesa.
II. Os inconfidentes tinham como principal intenção retirar do poder local o governador Visconde de Barbacena, o que configurava uma afronta à autoridade do Império Português da Capitania de Minas gerais.
III. O ideário político de conteúdo liberal da Inconfidência Mineira apresentava a manutenção do regime de trabalho escravo como uma de suas contradições.

#Questão 1020987 - História, História Geral, Avança SP, 2022, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - História - Edital nº 03

Considere os itens abaixo sobre linguagem imagética no ensino de história e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A pintura pode ser vista como fonte não apenas da pesquisa – acadêmica –, mas também do ensino de História, pois ela compõe um discurso sobre o seu tempo.
II. A imagem não reproduz a realidade – ela a representa a partir de uma linguagem própria ligada a um determinado contexto histórico.
III. O acervo artístico museológico deve ser compreendido como coisa estática e definida, pois a sua razão de ser resume-se à sua antiguidade e à sua preciosidade.

#Questão 1020988 - História, História Geral, Avança SP, 2022, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - História - Edital nº 03

Considere os itens abaixo sobre metodologias de ensino de história e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. O ensino de História contribui para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo apenas pelo conteúdo formativo do saber histórico, independente da metodologia adotada.
II. Práticas educativas apoiadas em metodologias implicativas que apelem à participação ativa do aluno como sujeito que aprende contribuem para o desenvolvimento do raciocínio crítico e da autonomia pessoal do aluno, que são componentes essenciais da educação cívica.
III. A metodologia e os recursos usados no ensino de História devem possibilitar, ou melhor, levar o aluno a perceber que a História é social, dá-se coletivamente, é produção humana, e que o professor é o mediador no processo de elaboração conceitual do educando.

#Questão 1020989 - História, História Geral, Avança SP, 2022, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - História - Edital nº 03

Considere os itens abaixo sobre organização de conteúdos para o ensino de história e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A seleção de conteúdo pode ser compreendida como um processo totalmente dependente do professor, presente na observação do docente sobre as práticas cotidianas.
II. A seleção de conteúdo pode ser compreendida como um processo totalmente independente do professor, pois advém integralmente dos documentos curriculares oficiais.
III. A seleção de conteúdo pode ser compreendida como um processo que se desenvolve na tensão entre diferentes níveis, processo em que se localiza uma dimensão que, em boa medida, independe do professor, advinda dos documentos curriculares oficiais, e uma outra que está presente nas práticas cotidianas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis