Questões de História do ano 2022

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Listagem de Questões de História do ano 2022

#Questão 1019907 - História, História do Brasil, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - História - Edital nº 95

O "grupo das mudanças", ao apresentar a candidatura de Tasso Jereissati ao governo do Estado em 1986, numa coligação partidária integrada pelo PMDB, pelo PDC e por setores da esquerda, como o PC e o PC do B, mostrou-se como uma alternativa tanto ao clientelismo e à corrupção dos "coronéis", como à inoperância da "esquerda petista". As palavras-chave no discurso de Tasso Jereissati são "mudança", "miséria" e "clientelismo", numa articulação onde se enfatiza a eliminação deste último como a grande novidade que se faz necessária não apenas como um fim moralizador em si mesmo, mas como meio de acabar com a "pobreza absoluta”.
GONDIM, Linda. Quando os “outros” novos personagens entram em cena: o modelo de gestão social-democracia cearense. In: https://bibliotecadigital.fgv.br ›.
A citação acima faz menção ao primeiro governo estadual com eleição direta pós-Ditadura Militar. Com relação à eleição do governador Tasso Jereissati, podemos dizer que:
I- Houve grande apoio dos coronéis para que Tasso Jereissati ganhasse a eleição para o Governo do Estado com a promessa de manter certos privilégios da elite.
II- O movimento pró-mudança teve adesão dos sindicatos e dos movimentos sociais que estavam com a esperança de rompimento com a elite dos coronéis.
III- Tasso Jereissati ficou no PMDB em todos os seus mandatos no Governo do Estado, fez grandes transformações na máquina do Estado, mantendo a folha de pagamento em dia.
IV- O movimento pró-mudança veio como uma alternativa moderada considerando o apoio dos jovens empresários do CIC no qual Tasso fazia parte.
V- O Governo das Mudanças deu início ao desenvolvimento do Estado por meio da industrialização tanto da capital como demais cidades, aumentando a empregabilidade.
Estão corretas: 

#Questão 1019908 - História, História do Brasil, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - História - Edital nº 95

“Pois sim, sem tal promessa cumprida, em 1968, período crítico da Ditadura Militar, “anos de Chumbo”, a praça passou por outra reforma, a mais radical, que construiu jardins elevados, arrancou-lhe os bancos, deu-lhe um aspecto mais sombrio, retirando a sua capacidade de visibilidade e do potencial para aglomerados de gente, fato que distanciou muitos dos seus habituais visitantes gerando muita desilusão e insatisfação popular”.
NETTO, Raimundo. Centro: o coração mal-amado. Fortaleza/ Secultfor, 2014. p. 35.
Nessa descrição de Raimundo Netto, a promessa que o atual prefeito da época José Walter fez para o seu antecessor Raimundo Girão foi de fazer uma homenagem a uma pessoa querida da cidade. A promessa não foi cumprida e ainda mexeu com os sentimentos da população.
I- A promessa é que a reforma da praça teria uma homenagem ao boticário Ferreira onde já levava seu nome e era palco de muitos encontros, festas e conflitos entre usuários e políticos.
II- A reforma da Praça de Marquês de Herval trouxe muitos descontentamentos por causa da retirada das árvores, inclusive do Cajueiro Botador assim chamado por dar frutos o ano todo.
III- A praça reformada foi denominada de Monstrengo pelos intelectuais e pelos artistas como forma de protesto e ainda fizeram um boicote de não tirar fotos ou ainda dar visibilidade ao lugar.
IV- A manutenção da torre da hora fez parte da promessa feita para que a grande reforma tivesse apoio político, pois era de muito apego da população que morava no centro da cidade na época.
V- A Praça do Ferreira foi restaurada na sua forma anterior a 1968 no final do século XX, em 1992, no governo do prefeito Juraci Magalhães, encerrando, assim, a Praça Monstrengo do Regime Militar.
Estão corretas: 

#Questão 1019909 - História, História do Brasil, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - História - Edital nº 95

Estamos em um momento de revisão da historiografia para “corrigir” o grande equívoco que foi a invisibilidade dos povos nativos e africanos no Brasil. Os estudos feitos com diversas fontes que não foram consideradas nas escritas anteriores nos mostram os povos nativos com grandes atuações políticas e em conflitos que mediram forças com os colonos. Um conflito longo e violento (1650 – 1720) que ocorreu em vários estados da região nordestina, como Ceará, Bahia, Pernambuco e Maranhão, com diversas tribos envolvidas como aliadas ou rebeldes foi a:

#Questão 1019910 - História, História Geral, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - História - Edital nº 95

“A história é busca, portanto escolha. Seu objeto não é o passado: A própria noção segundo a qual o passado enquanto tal possa ser objeto da “ciência” é absurda. Seu objeto é o “homem” ou melhor “os homens” e mais precisamente “homens no tempo”. “O historiador nunca sai do tempo..., considera nele ora grandes ondas de fenômenos aparentados que atravessam, longitudinalmente, a duração, ora momentos humanos em que essas correntes se apertam no poderoso nó das consciências”.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do historiador. Rio de Janeiro; Ed. Jorge Zahar, 2001, p.24.
Os dois trechos acima reportam a falar da História. Eles se referem ao:

#Questão 1019912 - História, História Geral, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - História - Edital nº 95

“O uso de novas fontes, assim como abertura para novas temáticas, foi incorporado à pesquisa histórica a partir da Escola dos Annales, que teve sua emergência por volta da segunda década do século XX. Até esse momento, vigorava uma concepção positivista da história, que considerava apenas a dimensão “científica” do conhecimento, como algo neutro e objetivo. (...) As considerações e os questionamentos que levaram à ampliação de temáticas e de fontes que constituem o conhecimento histórico - e que se desdobram em diversas linguagens - foram fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino, pois contribuíram para que o professor pudesse “sair da rotina”, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico.
História e Ensino, Londrina, vol. 13, p. 127-140, set. 2007.
Os dois trechos acima nos remetem à revolução feita pela Escola dos Annales que transformou o ensino de História por meio da ampliação de fontes e de outro ponto importante que foi o (a):

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