Questões de História do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2012

Sobre as etnias africanas e a escravidão, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) “Malê” era o termo utilizado para identificar os escravos muçulmanos. Entre tais grupos de escravos, era comum a alfabetização destinada à leitura do Alcorão, o seu livro sagrado.

( ) Vindos da África Ocidental, os nagôs foram o primeiro povo a ser escravizado em território brasileiro.

( ) Entre os séculos XVIII e XIX, era comum que os escravos libertos no Brasil retornassem ao continente africano levando para lá alguns dos costumes assimilados entre os brasileiros.

O Estado Novo, instaurado por um golpe que levou Getúlio Vargas ao poder em 1937, caracterizou-se por aproximações ideológicas com o fascismo vigente na Itália e pela centralidade em um partido unitário, o que caracterizava o populismo.

Sobre a frase acima, pode-se afirmar que

Sobre o contexto das manifestações do ano de 1968 na América Latina, é incorreto afirmar que

Leia com atenção as assertivas abaixo.

I. Diferentemente da laicidade do Estado peculiar à Modernidade, na cidade-estado ateniense, a assembleia estava encarregada de diversas questões religiosas, como a instituição de novos cultos, a construção de templos e a realização de festivais e sacrifícios.

II. Apesar da igualdade de manifestação, alguns políticos atenienses podiam possuir títulos herdados e distinção em seus trajes, assim como ocorria entre os nobiles romanos.

III. As reformas do legislador Sólon foram responsáveis pela ampliação da manifestação política nas assembleias atenienses e por uma plena harmonia política que levou ao chamado Século de Ouro.

É correto o que se afirma em

Sobre o período colonial, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Durante o período colonial, além das estruturas convencionais de justiça, houve a influência da justiça eclesiástica, mantida pela Igreja Católica e resguardada pelo Tribunal do Santo Ofício, possuidor de seu próprio Regimento Interno.

( ) A administração colonial e sua estrutura judiciária favoreceram às práticas descentralizadas no âmbito político-legal, ainda que limitasse o exercício pleno da cidadania.

( ) A administração colonial e sua estrutura legislativa favoreceram às práticas centralizadas no âmbito político-legal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis