Questões de História do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2011

Sobre o processo político da segunda fase de Getúlio Vargas e do Governo JK, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Apesar das amplas liberdades consagradas na Constituição vigente, o direito de greve sofreu considerável restrição, dependendo de autorização judicial para configurar-se como legal.

II. Uma característica importante do período pós-1950, quando da segunda fase de Vargas no poder, foi o retraimento do nacionalismo e do populismo.

III. Durante a década de 1950, parte das atitudes oposicionistas advinha de comandantes militares, cuja ideologia era o anticomunismo de inspiração norte-americana.

Sobre o Estado Novo, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.

I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado.

II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes.

III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político-militares.

Sobre a política brasileira entre 1930 e 1932, período que antecede à constitucionalização da chamada Revolução de 1930, é correto afirmar que:

Sobre a “Política dos Governadores”, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I. Fundava-se no princípio do respeito à vontade do voto popular quando da eleição dos governantes dos Estados.

II. Sustentava-se no reconhecimento da legitimidade das maiorias estaduais pelo governo federal e, reciprocamente, no apoio das situações estaduais aos governantes em nível federal.

III. Restaurava, após a curta fase ditatorial dos primeiros anos da República, um regime político plenamente democratizado.

Analise as afirmativas sobre a passagem da monarquia para a república no Brasil e assinale a opção correta.

I. Uma das importantes motivações para o advento da República no Brasil foi a perspectiva federalista emanada de algumas províncias.

II. Apesar de dividido ideologicamente, o movimento republicano promoveu uma mudança revolucionária quando da instauração da República no Brasil.

III. Pode-se afirmar que a Monarquia foi superada, em grande medida, pela ação unificada do Exército e da Marinha em apoio às camadas agrárias cafeeiras.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis