Questões de História do ano 2011

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Listagem de Questões de História do ano 2011

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a problemática das fontes e a investigação histórica, julgue os itens de 56 a 61.

A história oral, metodologia de pesquisa e de constituição de fontes para o estudo da história contemporânea, em decorrência da singularidade de basear-se em entrevistas gravadas com pessoas que testemunharam determinados acontecimentos ou conjunturas de épocas diversas ou que deles participaram, vê-se impedida de fazer uso de instrumentos teóricos de outras disciplinas, como antropologia, sociologia e psicologia.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a problemática das fontes e a investigação histórica, julgue os itens de 56 a 61.

A ampliação real da noção de fonte, abrangendo dimensões inimagináveis ou inaceitáveis para os padrões do conhecimento histórico produzido no século XIX, acompanha a transformação verificada na historiografia ao longo do século XX, da qual são exemplos as contribuições inovadoras trazidas pelo marxismo e pela escola francesa dos Anais.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a problemática das fontes e a investigação histórica, julgue os itens de 56 a 61.

O uso das fontes também tem sua historicidade porque, entre outras razões, são múltiplos, distintos e variáveis no tempo e no espaço os interesses dos historiadores, cujas escolhas estão relacionadas às suas circunstâncias pessoais e respectivas visões de mundo.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.

As formas de comunicação utilizadas por museus incluem os artigos científicos, as publicações de divulgação científica e, sobretudo, as exposições e as ações educacionais.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.

Depreende-se do texto a ideia de que a comunicação é inerente ao propósito de preservação como ato de cidadania, ou seja, como forma de participação social.

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