Questões de História do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2006

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:

As afirmações abaixo se referem ao ensino e aprendizagem da História nos termos definidos pelos PCN's da área.

1. O trabalho com as noções de transformação e permanência envolve a dimensão temporal e está relacionado à formação da identidade.

2. Não se aprende História apenas no espaço escolar, porém a escola tem a desempenhar um papel específico em relação às aprendizagens do conhecimento histórico.

3. O ensino e a aprendizagem da História envolvem seleção criteriosa de conteúdos e métodos que contemplem o fato, o sujeito e o tempo históricos.

4. O professor de História cumpre papel importante na construção de relações entre o conteúdo estudado e as experiências vividas e na integração com outras áreas.

Estão corretas:

Sobre o professor de história, considere as seguintes proposições:

I. As práticas escolares exigem dos professores de história muito mais que o conhecimento específico da disciplina, adquirido na formação universitária.

II. O que o professor de história ensina na sala de aula deve ir muito além de sua especialidade, advindo, daí, a necessidade de articular diferentes saberes no processo de formação.

III. As dimensões éticas e políticas da formação do professor de história são insignificantes, pois o objeto do ensino da história é constituído de tradições e idéias, elementos concretos.

IV. A preocupação do professor não é refletir sobre a história construída pelos homens, mas localizar e interpretar fatos; utilizando instrumental das ciências sociais.

Estão corretas as proposições

Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.

I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.

II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.

III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.

IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições

Sobre o trabalho do professor, de acordo com os novos rumos do ensino da História, considere as seguintes alternativas:

I. Diante da velocidade das transformações observadas nos dias atuais e da impossibilidade de prever os desafios que nossos alunos irão enfrentar daqui a alguns anos, torna-se necessário que eles sejam instrumentalizados para aprender e analisar novos fenômenos.

II. As novas propostas sobre o ensino da história têm enfatizado que, além da aquisição dos conteúdos tradicionais, é necessário desenvolver nos alunos estruturas intelectuais que lhes permitam operacionalizar novas situações apresentadas pela realidade social.

III. É importante desenvolver no aluno a capacidade de memorizar um grande volume de informações, formando um elenco de acontecimentos amarrados por uma linha do tempo, que comporte mais memorização do que reflexão.

IV. Levar o aluno a entender que o objetivo da história é conhecer o fato em si e entender o seu significado, porque o centro do conhecimento histórico ou o objeto da história é o conhecimento e não a rede de significado que é construída em torno dele. Estão corretas as proposições

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis