Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da Prefeitura de Fortaleza - CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da Prefeitura de Fortaleza - CE

Sobre as secas que assolaram o Ceará ao longo dos séculos XIX e XX, temos marcada na nossa história uma política de contenção de pessoas que migravam para as capitais em busca de melhores condições, já que, em suas terras natais, não havia esperança de sobrevivência. Inaugurados primeiramente em Fortaleza durante a seca de 1915 os lugares de concentração de pessoas foram utilizados como forma de esconder todo o pânico e o caos da seca. Sobre essa medida na seca de 1915, podemos dizer que:

Com relação ao patrimônio cultural, Fortaleza que é uma capital de sol e de praia tem como atração turística a Praia do Futuro considerada a mais moderna com parques aquáticos na orla, a Praia de Iracema e a famosa Beira-Mar que é palco de muitas poesias e músicas para seus usuários. No entanto, paralelo ao apelo do sol, temos os equipamentos culturais urbanos que também são atrações turísticas, tendo o setor privado investido nas últimas décadas. São equipamentos culturais privados:

O estado do Ceará dentre outras atribuições de um povo hospitaleiro é também bem-humorado, e suas proezas foram denominadas de “Ceará Moleque”. Dentre várias brincadeiras, temos o episódio de uma eleição em 1922 que foi marcada pela irreverência e pelo escárnio aos políticos da época. Essa eleição completa 100 anos e está sendo lembrada e homenageada pelo Museu do Ceará. Estamos falando da eleição de:

Neste ano, comemora-se o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 considerada um marco para a arte e para a cultura nacional por seus membros terem buscado elementos nacionais para caracterizar a arte e a identidade nacional. No entanto, antes de 22, já se tinha um movimento artístico literário e revolucionário pelo mesmo propósito em Fortaleza de 1892. Estamos falando de:

Durante a grande epidemia de varíola que assolou o Estado do Ceará, principalmente Fortaleza diante da falta de saneamento básico, milhares de pessoas morreram. No início do século XX, um pernambucano que morava em Fortaleza resolveu sanar o problema fazendo uma vacina que combatia o vírus da varíola, sendo muito perseguido pelas elites, por conta de sua ascensão entre os mais pobres, acusavam a sua vacina de causar a morte em crianças espalhando medo e dúvida até vim o aval da vacina pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) em 1907.
REIS, Nathacha Regazzini Bianchi. Rodolfo Teófilo e a luta contra a varíola no Ceará, 1905, História, ciência e saúde-Manguinhos. Jun/2001.
Estamos falando do: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis