Listagem de Questões sobre Geral
Bacias brasileiras do tipo rifte formam ambientes propícios à pesquisa de petróleo e, por isso, são intensivamente estudadas. Julgue os itens a seguir, relativos às bacias rifte e ao seu potencial petrolífero.
O rifte evolui para a fase de margem passiva quando o fator de extensão ß tende ao infinito.
A = sedimentos com trilobitas, bivalves, braquiópodos e cefalópodos
B = calcários ricos e gastrópodos (pulmonata), vertebrados e troncos
C = folhelhos com radiolários, foraminíferos e ostracodes
Julgue os itens que se seguem, relativos às associações fósseis hipotéticas descritas acima, com base em sua distribuição vertical e sua paleogeografia.
Os únicos sedimentos de ocorrência possível abaixo da ZCC são aqueles que contêm os fósseis da associação C.
A maior parte do petróleo ocorre em rochas sedimentares, e, por essa razão, várias propostas e métodos são aplicados à classificação das bacias sedimentares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A classificação de Kingstom e outros de 1983 propõe um sistema de codificação dos eventos tectônicos formadores e modificadores da bacia.
Nas bacias do tipo foreland, há predomínio de subsidência mecânica e térmica na região frontal de zonas de confronto de placas.
A estratigrafia de seqüências evoluiu após o amplo desenvolvimento da sismoestratigrafia e é considerada uma importante ferramenta na pesquisa atual de petróleo. Com relação aos conceitos e às aplicações da estratigrafia de seqüências, julgue os seguintes itens.
A estratigrafia de seqüências baseia-se na hierarquização de eventos, que podem ser variações glacioeustáticas ou variações da lâmina d'água resultantes de eventos tectônicos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}