Listagem de Questões sobre Geral
Os depósitos de ouro orogênicos respondem por expressiva produção de ouro no mundo, sendo mais aceita atualmente a interpretação de formação em terrenos vulcanoplutônicos durante deformação e metamorfismo, em diferentes níveis crustais, como resultado de elevada razão fluido/rocha.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do ouro e dos depósitos de ouro orogênicos.
Ouro, pirita rica em As, arsenopirita e galena constituem associação mineralógica freqüente nos veios de quartzo hospedeiros do minério em depósitos de ouro orogênicos e podem ser distinguidos por meio de estudo minerográfico. Entre as propriedades diagnósticas, destacam-se caráter isótropo do ouro e da galena, a forte anisotropia da pirita e da arsenopirita, as diferenças de cor dos minerais sob nicóis paralelos, a clivagem octaédrica da galena e a seguinte ordem crescente de dureza: ouro, arsenopirita, galena e pirita.
A análise química quantitativa de concentrações de ouro em amostras de minério, amostras com baixo teor de Au e amostras de material estéril pode ser feita empregando-se a técnica de fire assay, cujas vantagens incluem a capacidade de utilização de maior quantidade de amostra para análise, em relação a outros métodos de análise de Au, o que reduz substancialmente os erros de dosagem decorrentes de subamostragem.
Considerando que a figura abaixo tenha sido construída a partir de composições isotópicas de minerais em equilíbrio com a paragênese de minério de um depósito de ouro orogênico, é correto afirmar que os pontos do gráfico representam valores de δ18O e δD do fluido mineralizador, oriundo de rocha magmática metamorfisada e que interagiu com água do mar.
Um depósito de urânio ocorre na forma de intercalações de minério e ganga em uma seqüência de rochas constituída por pelito carbonoso e arenito impuro, metamorfisadas em fácies xisto verde baixo durante metamorfismo regional. O embasamento é constituído por tonalitos e granodioritos deformados e metamorfisados em fácies anfibolito. Uma unidade de arenitos fluviais com intercalações de rochas vulcânicas ácidas sobrepõe as demais unidades discordantemente. Rochas intrusivas félsicas e rochas máficas pós-orogênicas foram descritas na região. Duas gerações de minério podem ser identificadas: primária e secundária, sendo esta supergênica.
A respeito do depósito hipotético descrito no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A seqüência de rochas mineralizadas pode ser constituída, respectivamente, por quartzo-clorita xisto carbonoso e paragnaisse, tendo este a seguinte composição modal: 65% de quartzo, 15% de ortoclásio, 15% de plagioclásio An30, 3% de almandina e 2% de biotita.
Os dados apresentados no texto permitem propor controle estratigráfico para a mineralização de urânio descrita, singenética à rocha pelítica e depositada provavelmente em decorrência de variações no potencial de oxidação do ambiente.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}