Questões sobre Geoprocessamento

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Listagem de Questões sobre Geoprocessamento

Recentemente, uma tendência das redes sociais foi a brincadeira das “9 verdades e 1 mentira”. Um programador, habituado a estruturas condicionais em seus algoritmos, utilizou diferentes sentenças envolvendo verdadeiro (V) e falso (F) e os conectores lógicos E e OU para compor seu próprio jogo de “4 verdades e 1 mentira”.

A sentença a seguir correspondente à mentira, isto é, aquela cujo retorno é falso, é:

A superfície de densidade de Kernel costuma ser empregada na visualização da intensidade de um dado fenômeno pontual por ser de interpretação bastante intuitiva. Nessa superfície, o valor de cada célula é obtido a partir da determinação do estimador de densidade de Kernel, o qual é função do raio de influência r em torno da célula que receberá o valor interpolado e de uma função de estimação chamada de função de Kernel. Em torno de uma dada célula, existem dois pontos P1 e P2 dentro do raio de influência r, os quais distam d1 e d2, respectivamente da célula, sendo d1 < d2 < r.

Considerando que o gráfico da função de estimação seja uma função de Kernel quártico (y) em função da distância x dos pontos em relação à célula, é correto afirmar que:

O diagrama de espalhamento de Moran é uma representação gráfica comumente empregada na análise da dependência espacial de uma determinada variável. A figura a seguir apresenta um diagrama de Moran contendo o Ponto P, o qual representa o comportamento do valor da renda per capita em um bairro A da cidade de Aurilândia.

Considerando que a palavra média aqui se refere à média aritmética dos valores da renda per capita nos bairros, a interpretação obtida do bairro A no diagrama de Moran é que a:

Deseja-se construir dois mapas temáticos a partir do conjunto de 12 valores apresentado na tabela abaixo.

Um mapa deverá apresentar uma legenda com quatro classes pelo método dos quartis e o outro também com quatro classes pelo método dos iguais valores. As classes das legendas de cada mapa devem ser numeradas de 1 a 4, iniciando da classe com menores valores para a classe com maiores valores.

O valor do somatório dos valores contidos na classe 1 da legenda obtida pelo método dos quartis com o dos valores da classe 2 da legenda obtida pelo método de iguais valores é igual a:

Sobre sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Computer Aided Design (CAD) podemos afirmar que

I. CAD são softwares de desenho técnico a partir de elementos geométricos computacionais predefinidos.

II. CAD são softwares de desenho à mão livre e permitem a criação de modelos estruturados com texturas aparentes e bastante usados na arquitetura de fachadas.

III. SIG é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

IV. SIG é um sistema de hardware, voltado exclusivamente para computar dados dos sistemas de navegação por satélite e possui larga aplicação em celulares, notebooks e tablets.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

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