Questões sobre Economia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Economia

O conceito de região na Geografia é de grande importância para a análise geográfica, tanto nos aspectos econômicos quanto nos políticos, populacionais, socioculturais e naturais. O termo região está presente em diferentes situações do cotidiano, em conversas informais, nos noticiários ou nas leituras. O conceito de região esteve associado a características específicas de acordo com cada período histórico. Tendo como base essas informações e os conhecimentos acerca do conceito de região na Geografia, associe adequadamente o período retratado às suas respectivas características.

1. Século XIX.

2. Século XX.

3. Século XXI.

( ) Os geógrafos franceses buscaram novas abordagens para o estudo da geografia regional. Para eles, a região era concebida como resultado das ações humanas em determinado ambiente. Essa concepção baseia-se, portanto, não só nas características naturais, mas também nos estudos das relações entre o ser humano e a natureza. As paisagens passaram a ser concebidas como herança histórica e resultado de interações ao longo do tempo entre os elementos naturais e as influências humanas. Caberia ao geógrafo simplesmente delimitá-la e descrever suas características e paisagens.

( ) O conceito de região pode ser entendido como uma criação intelectual do geógrafo ou de outros cientistas. São utilizadas metodologias de estudo que incluem objetivos e critérios preestabelecidos para delimitar determinados conjuntos regionais em certo momento da história.

( ) Está associado às características naturais; as regiões são definidas com base na homogeneidade dos tipos de vegetação, de clima, principalmente, ou ainda delimitadas por acidentes geográficos, como rios, serras ou cadeias montanhosas. São as chamadas regiões naturais, cujo princípio baseado na delimitação de áreas com características uniformes também foi aplicado para identificar as regiões econômicas e sociais.

A sequência está correta em

Muitas vezes confunde-se desenvolvimento com crescimento econômico. No entanto, são noções distintas, mas que atualmente andam atreladas. A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I . Sem crescimento econômico não se alcança o desenvolvimento, pois a construção de mais escolas, hospitais e estradas, a melhoria de salários e das habitações exigem aumento de riqueza; no entanto, pode haver crescimento econômico sem que haja desenvolvimento.

PORQUE

II . A riqueza gerada com o crescimento econômico não é investida na melhoria da qualidade de vida das populações, gerando grandes desigualdades sociais.

Sobre essas duas asserções é correto afirmar que

 Leia o texto seguinte.

Segundo o SEBRAE (2013, p.1), no Brasil, nos últimos anos, a agricultura familiar passou a ser um setor prioritário para o Governo Federal e, hoje, as políticas públicas brasileiras nesse setor são consideradas um exemplo para o mundo pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO. Os números mostram a sua importância no país: 84,4% dos estabelecimentos rurais pertencem à agricultura familiar, empregando quase 75% da mão de obra do setor agropecuário. Os números mostram a importância da agricultura familiar e as imagens confirmam que ela faz parte e interage com o mercado consumidor.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afi rma sobre a agricultura familiar.

( ) A maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros, hoje, é produzida pela agricultura familiar e não pelo agronegócio.

( ) A agricultura familiar tem como característica a gestão compartilhada pela família e a atividade desenvolvida como a principal fonte de renda.

( ) O projeto agricultura familiar tem a completa regulamentação da produção orgânica, a regionalização de Assistência Técnica e Extensão Rural para a produção de transgênicos, aumentando assim a produtividade.

( ) O desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil está ligado, principalmente, à possibilidade de o agricultuor conseguir aumentar a produtividade, ter acesso a canais de comercialização e a fi nanciamentos que possam permitir investimentos na propriedade.

De acordo com as afi rmações, a sequência correta é

Sobre as formas de consumo e a economia dos serviços no Brasil, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:.

( ) Os serviços vinculados às funções de decisão, financeirização, inovação tecnológica da produção e atendimento pós-venda abandonam as metrópoles e se aglomeram cada vez mais em cidades médias e pequenas.

( ) a fluidez da comunicação pela Internet, mesmo se apoiando na comunicação física da rede, não respeita a centralidade econômica e política no Brasil, sendo mais intensa exatamente em áreas onde a pobreza é marcante.

( ) As mudanças no setor de distribuição atacadista e varejista implicaram uma transformação dos hábitos da população brasileira, que passou a conviver com a presença do consumo estandardizado em supermercados e shopping centers.

( ) A rápida expansão dos segmentos de franquia e marketing demonstra como o signo e o monopólio estabelecido através de marcas tendem a ser cada vez mais lucrativo no Brasil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A partir da década de 1970, surgiu uma nova forma de organização espacial da indústria, tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, os tecnopolos, também chamados de Centros de Alta Tecnologia. Trata-se de polos que concentram atividades industriais de alta tecnologia – como telecomunicações, aeroespacial, informática e biotecnologia – junto a universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. Os tecnopolos recebem apoio de órgãos do governo e funcionam como verdadeiros centros de produção de conhecimento e tecnologia. Alguns municípios brasileiros se caracterizam como tecnopolos, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis