Questões de Fonoaudiologia da UFSM

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da UFSM

Os sistemas de amplificação das próteses auditivas têm sido desenvolvidos e aprimorados nas últimas décadas. A função principal das próteses auditivas é proporcionar ao sujeito com perda auditiva uma amplificação sonora adequada e satisfatória. Sabese, ainda, que a seleção do tipo de prótese deve ser baseada em fatores físicos e audiológicos.

Quanto aos tipos de prótese auditiva, considere as afirmativas a seguir.

I→As próteses auditivas intra-aurais ocupam parte do meato acústico externo e a concha do pavilhão auricular de forma completa ou incompleta, sendo que podem ser adaptadas em usuários portadores de perdas auditivas de grau leve a moderadamente severo.

II→Nas próteses retroauriculares, todos os componentes eletrônicos estão localizados dentro de uma caixa em formato de vírgula que se adapta atrás do pavilhão auricular.

III → As próteses intracanais ocupam apenas o meato acústico externo da orelha do usuário, bem como têm maior limitação de ganho acústico do que os aparelhos intra-auriculares.

Está(ão) correta(s)

Na avaliação vestibular, a pesquisa do equilíbrio estático e dinâmico e dos sinais cerebelares pode ser útil em casos de suspeita de distúrbio de origem central. O equilíbrio estático e dinâmico pode ser avaliado por meio da observação visual do indivíduo em pé ou em marcha, com os olhos abertos e depois fechados.

 A sequência correta é

Os exercícios miofuncionais orofaciais têm sido utilizados na terapia da Motricidade Orofacial. Segundo Douglas (2006), a realização do exercício muscular leva a uma sobrecarga funcional que significa, para o organismo, adaptar-se a uma nova condição que exige modificar todos os parâmetros fisiológicos no sentido de fornecer mais energia às células que precisam aumentar seu nível funcional. Isso ocorreemumbreve período de tempo,emque o sistema nervoso toma conhecimento da nova condição fisiológica e começa a se adaptar, levando a uma modificação dos valores e do estado do músculo antes da condição basal.

A sequência correta é

Um bom entendimento da fisiologia da deglutição é particularmente importante no planejamento da reabilitação de indivíduos com distúrbios de deglutição. O ato de deglutir é dividido em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. A fase faríngea é a principal etapa da deglutição, pois envolve parte da cavidade oral, os músculos mastigatórios, os músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe e a própria faringe. Podemos dividir a fase oral em 2 etapas, isto é, a preparatória oral e a oral propriamente dita.

Em relação à fisiologia da deglutição, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Na fase preparatória oral, ao introduzirmos o alimento na cavidade oral, este é trabalhado de modo a assumir uma consistência que permita melhor condução através das regiões faríngea e esofágica. Os lábios, as bochechas e a língua devem manter o alimento contido na cavidade oral, e a língua é o agente primário do alimento para a função de mastigação. A raiz motora do nervo facial (VII par) realiza o controle dos lábios, da bochecha e da boca, enquanto o ramo sensitivo do facial (VII par) responsabiliza-se pelos movimentos da língua na fase preparatória oral.

( ) A fase oral inicia-se a partir da transferência do bolo alimentar da cavidade oral anterior para a orofaringe, caracterizando assim a atividade voluntária final da deglutição. Destaca-se nesta fase a elevação hiolaríngea, com a aproximação da laringe à cavidade oral por intermédio dos músculos supra-hioides.

( ) Na fase faríngea, há vários eventos importantes ocorrendo numa sucessão rápida, coordenada e com precisão. O palato mole eleva-se para vedar a nasofaringe, prevenindo o refluxo nasal. Ao mesmo tempo, a língua e o movimento da parede faríngea realizam a propulsão do bolo. A seguir, a laringe é elevada, fechando a via aérea inferior e realizando a proteção da via aérea inferior. O fechamento ocorre, inicialmente, no nível das pregas vocais, seguido pelo fechamento das pregas vestibulares e, finalmente, pela cobertura do vestíbulo laríngeo através da epiglote.

( ) Na fase esofágica, a musculatura constritora da faringe se contrai, impulsionando o bolo alimentar em direção ao esôfago até encontrar a transição faringoesofágica. A elevação da laringe e a elevação do músculo cricofaríngeo abrem a transição faringoesofágica, permitindo a passagem do alimento para o esôfago.

A sequência correta é

O comportamento da deglutição na infância está constantemente se adaptando às mudanças ocorridas com o desenvolvimento. Durante todos os estágios do desenvolvimento da criança algumas funções primárias são mantidas, incluindo a manutenção da via aérea, a passagem de alimentos e líquidos pela faringe, a respiração e a fonação. A identificação de uma criança com risco de problemas de alimentação e deglutição depende da avaliação de um sistema dinâmico, que está continuamente se acomodando ao crescimento e desenvolvimento, enquanto garante a segurança e a eficiência no transporte dos alimentos.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A coordenação da deglutição melhora com a idade, apesar de os mecanismos protetores das vias aéreas estarem inteiramente desenvolvidos desde o nascimento.

( ) A alteração do mecanismo de deglutição não é observada em crianças normais, acontecendo em crianças com doenças agudas e/ou crônicas.

( ) Em algumas crianças a falha no crescimento e o baixo peso são as primeiras manifestações clínicas.

( ) O acúmulo de alimento na cavidade oral, o ritmo adequado de sucção, o refluxo nasal, a tosse durante a alimentação, os engasgos, a cianose, a náusea, a taquipneia, a apneia ou a respiração ruidosa durante a alimentação, bem como o histórico de pneumonias são alguns dos sinais que levam a suspeitar de disfagia.

A sequência correta é

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