Questões de Fonoaudiologia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

A reabilitação vestibular fundamenta-se no princípio da utilização de exercícios para a recuperação do equilíbrio funcional do indivíduo com alguma disfunção vestibular. Essa terapêutica está baseada fundamentalmente em três processos neurológicos: a compensação, a habituação e a substituição.
Em relação a esses processos, analise as afirmativas a seguir.
I. Compensação é o mecanismo de recuperação funcional do equilíbrio corporal causado pela lesão vestibular. II. Habituação é a redução dos sintomas vestibulares, mediada por uma única exposição aos estímulos sensoriais que provocam a tontura. III. Substituição é a reposição da função vestibular diminuída ou ausente por outra informação sensorial (visual ou somatossensorial) para suprir a função vestibular prejudicada.
Estão corretas as afirmativas

Idosa, 72 anos de idade, refere períodos de vertigens intensas há 20 dias, que duram alguns segundos, acompanhados de náuseas. A primeira vez que as sentiu estava dormindo e acordou sonhando que caíra em um poço. Os episódios seguintes foram desencadeados ao virar-se na cama, ao levantar-se e estender roupas no varal. Informa histórico de quedas devido à tontura, porém sem fraturas. Nega redução da acuidade tanto auditiva quanto visual.
Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa incorreta.

Sobre esse caso, analise as abordagens terapêuticas a seguir.
I. Comunicação alternativa e suplementar. II. Levar a criança a descobrir as regras e regularidades das unidades linguísticas, os conceitos e os contextos. III. Técnicas de modelagem e imitação. IV. Técnicas de base da terapia psicanalítica.
É(são) a(s) abordagem(ns) terapêutica(s) mais indicada(s) para Laura

INSTRUÇÃO: Leia o caso hipotético a seguir para responder à questão.


Laura completará cinco anos de idade no próximo mês. É uma menina tímida e retraída, mas se mostra viva e comunicativa quando está com familiares. Sua linguagem expressiva se limita a um repertório de 60 palavras, emitidas uma a uma, praticamente ininteligíveis para os que não a conhecem. Entende o que lhe é dito quando se trata de conteúdo mais simplificado e acompanhado de gestos e mímica. Segundo os médicos, Laura ouve bem, não apresenta alterações neurológicas e demonstra bom nível cognitivo por meio de jogos e desenhos.



Com relação ao diagnostico diferencial, é correto afirmar:

Considerando que os distúrbios da fala e da linguagem são doenças prevalentes na infância, passíveis de prevenção e tratamento quando diagnosticados precocemente, é incorreto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis