Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

Sobre anquiloglossia, analise as assertivas abaixo:
I. É uma anomalia congênita que ocorre quando uma pequena porção de tecido embrionário, que deveria ter sofrido apoptose durante o desenvolvimento, permanece na face ventral da língua. II. Caracteriza-se por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua. III. A espessura, elasticidade e o local de fixação do frênulo na língua e no assoalho da boca podem variar amplamente, assim, ela pode ser classificada em leve ou parcial (condições mais comuns) e grave ou completa, uma condição rara em que a língua está fundida com o assoalho da boca.
Quais estão corretas?

São objetivos gerais em um planejamento terapêutico fonoaudiológico para estimulação de linguagem em crianças surdas protetizadas e oralizadas:
I. Organizar postura global (padrão extensor). II. Adequar a habilidade auditiva de figura-fundo. III. Produzir enunciados para a construção de estruturas sintáticas mais complexas na descrição e sequencialização de eventos de uma história.
Quais estão corretas?

Estão entre os principais achados no atendimento de paciente com distúrbios articulatórios compensatórios na fissura labiopalatina: 
I. Prejuízo na inteligibilidade da fala. II. Insuficiência velofaríngea. III. Excessiva pressão intraoral.
Quais estão corretas?

Sem dúvida, diferentes registros formam sons diferentes, mas as percepções acústicas variadas derivam de mudanças no trato vocal e de diferenças na própria emissão sonora. Portanto, é possível emitir a mesma frequência fundamental em diferentes registros vocais. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. No registro modal, a variação da Fo é de 25 a 80 Hz, em homens, e de 20 a 45 Hz, em mulheres. A produção laríngea é percebida como uma percussão natural. Existe uma fase fechada prolongada, a atividade do músculo vocal é mínima e do cricotireoideo também é mínima, encurtando as pregas vocais e permitindo que as camadas da prega permaneçam soltas e frouxas. II. No falsete a Fo está no máximo, variando de 275 a 620 Hz, no homem, e de 490 a 1130 Hz, na mulher. O músculo vocal contrai levemente ou relaxa por completo e a atividade do cricotireoideo é elevada, estirando as camadas da prega vocal que permanecem finas, longas e tensas. III. O vocal fry descreve a função da laringe na variação da Fo mais comumente usada por falantes, que varia de 75 a 450 Hz, nos homens, e 130 a 520 Hz, nas mulheres. Nessa situação, o feixe medial do músculo tireoaritenoideo, o músculo vocal, é dominante, mantendo o corpo da prega vocal mais rígido que a cobertura, que se encontra solta e flexível.
Quais estão corretas?

Durante a produção vocal, as pregas vocais convertem a energia aerodinâmica gerada pelo fluxo de ar em energia acústica. O princípio básico desse fenômeno é a vibração das pregas vocais. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. A frequência fundamental (Fo) corresponde ao número de ciclos glóticos por segundo e o pitch refere-se à percepção da Fo. II. O músculo cricotireoideo, por tensionar as pregas vocais, é o principal responsável pelo aumento da Fo. III. A intensidade vocal aumenta com a pressão subglótica, frequência fundamental e a velocidade na qual o fluxo aéreo é interrompido. Isso pode ser promovido pela convergência, saliência e periodicidade observada a partir da adução das pregas vocais, e pela sintonia do trato vocal.
Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis