Questões sobre Linguagem e Fala

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

#Questão 1019791 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, FGV, 2022, SEAD-AP, Perito Criminal - Fonoaudiólogo

No plano da compreensão, o aspecto que está relacionado ao “reconhecimento de palavras, locuções e frases e ‘a evocação dos objetos, atos e relações que representam” denomina-se

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala. Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social. É correto afirmar sobre os seus tipos:
I. Disartria espástica: também costuma provocar uma voz anasalada, com consoantes imprecisas, além de vogais distorcidas, gerando uma voz tensa e “estrangulada”. Pode estar acompanhada de espasticidade e reflexos anormais dos músculos da face. Mais frequente em lesões do nervo motor superior, como acontece em um traumatismo crânioencefálico. II. Disartria flácida: ocorre uma distorção na articulação das vogais, provocando uma voz áspera e com interrupção na articulação das palavras. Pode acontecer em casos de lesão do sistema nervoso extrapiramidal, frequentes em casos de coréia ou distonia, por exemplo. III. Disartria atáxica: esta disartria pode provocar uma voz áspera, com variações na entonação dos acentos, havendo uma fala lentificada e um tremor nos lábios e língua. Pode lembrar a fala de alguém alcoolizado. Costuma surgir nas situações em que há lesões relacionadas à região do cerebelo. IV. Disartria hipocinética: há uma voz rouca, soprosa e trêmula, com imprecisão na articulação, havendo também alteração na velocidade da fala e tremor de lábio e língua. Pode ocorrer em doenças que provocam alterações na região do cérebro chamada gânglios da base, mais comum na doença de Parkinson.
A sequência correta é:

As dislalias são compostas por um vasto grupo de perturbações orgânicas ou funcionais da palavra. As primeiras resultam de malformações ou alterações na língua, na abóboda palatina ou noutro órgão da fonação.
Com relação aos tipos de dislalias é correto afirmar:

Avaliação da função velofaríngea é definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia como:

A respeito da compreensão oral , a compreensão de fala é prejudicada e não melhora com frases sintaticamente simples. A informação acima refere-se a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis