Questões sobre Fonoaudiologia Hospitalar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fonoaudiologia Hospitalar

#Questão 1017113 - Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Fonoaudiologia

Na internação hospitalar de crianças com disfagia associada aos problemas respiratórios, a avaliação clínica da deglutição compõe parte das interconsultas que a equipe médica solicita nesses casos de diagnóstico diferencial. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir. 


O conhecimento das alterações possíveis de cada fase da deglutição e a observação de sinais e de sintomas de aspiração traqueal bem como a realização de ausculta cervical e a oximetria de pulso possibilitam que o fonoaudiólogo realize uma avaliação clínica mais precisa da deglutição. 

O fonoaudiólogo hospitalar, em geral, atua na prevenção e diminuição das sequelas causadas à linguagem, deglutição e motricidade orofacial do paciente, possibilitando uma recuperação eficiente e, assim, aumentando as possibilidades de reintegração do paciente à sociedade após alta hospitalar.


Assinale a alternativa incorreta tomando por base o texto acima.

A sintomatologia da Paralisia Cerebral (PC) indica a persistência de reflexos primitivos demonstrados muitas vezes pelas reações exacerbadas, alterações nos planos de movimentos e da integridade do sistema sensorial acarretando disfunções alimentares de maior ou menor relevância no quadro clínico global do paciente. O sistema sensório-motor oral poderá se apresentar de diferentes formas dependendo do tipo da Paralisia Cerebelar (PC): PC Espástico, PC Atetoide, PC Atáxico. (...)
Fonte: (RIOS, Jacintho de Azevedo. Fonoaudiologia Hospitalar. Coleção CEFAC. S. Paulo. Cap. X. p. 100/1.)
Com base nos tipos da PC (Relação dos sintomas e o comportamento global da criança), analisando as características da "PC Atáxico", analise as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso).
(__)Tônus bem aumentado.
(__)Padrão respiratório inconsistente.
(__)Tremores de movimento e déficits perceptuais.
(__)Coordenação e balanço pobres.
Marque a alternativa com a série CORRETA.

A paralisia cerebral é definida como qualquer desordem caracterizada por alteração do movimento secundária a uma lesão não progressiva do cérebro em desenvolvimento. O evento lesivo pode ocorrer no período pré, peri ou pós-natal. Assinale a alternativa que corresponde a principal causa da paralisia cerebral infantil.

A síndrome caracterizada pela deterioração da memória e de pelo menos uma outra função cognitiva que interfere nas atividades de vida diária, podendo ser reversível ou irreversível, é denominada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis