Questões sobre Avaliação e Reabilitação Vestibular

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação e Reabilitação Vestibular

Uma boa audição depende da integridade das vias auditivas e da integração de todo o sistema auditivo, desde a orelha externa até o córtex. Para determinar-se a qualidade da audição, deve-se conhecer as manifestações das Desordens do Processamento Auditivo - DPA, e os testes especiais, que avaliam a função auditiva central. Analise as afirmativas abaixo.


I. Define-se tarefa não competitiva quando os estímulos são iguais e simultâneos nas duas orelhas e, competitiva, quando duas mensagens diferentes são apresentadas ao mesmo tempo, uma em cada orelha.


II. Dentre os testes que avaliam o processamento auditivo central não há nenhum que verifique o reconhecimento da fala na presença de ruído.


III. A desordem do processamento auditivo geralmente apresenta função auditiva periférica normal. Consequentemente, a tradicional avaliação da função auditiva periférica fornece pouco ou nenhum dado sobre a percepção auditiva central.


IV. Crianças com diversos problemas de aprendizagem escolar, incluindo dificuldades em aprender a ler, em adquirir fala, em manter a atenção, ou mesmo hiperativas, podem mostrar performance anormal na avaliação dos testes de Processamento Auditivo (PA)


Estão corretas as afirmativas:

Qual é o nome do procedimento onde solicita-se ao paciente que realize a deglutição enquanto se comprimem manualmente as narinas?
Esse método cria inicialmente uma pressão positiva na nasofaringe, seguida de pressão negativa. Se a tuba se abrir no decorrer do exame, a pressão da orelha média se altera. O resultado é então considerado positivo, indicando abertura tubária. A presença de pressão negativa na orelha média após a realização da manobra, seguida de pressão ambiental, geralmente indica boa função tubária, pois significa que a tuba pode se abrir ativamente pela contração do músculo tensor do véu do tímpano e que é capaz de suportar pressão negativa da nasofaringe.

É um ducto óstio cartilaginoso que comunica o ouvido médio à rinofaringe. Seus dois terços ântero-mediais são de origem cartilaginosa e o terço póstero-lateral é ósseo. A porção cartilaginosa se abre na região lateral da rinofaringe, próximo à adenóide e a porção óssea tem seu óstio de abertura na porção anterior da cavidade timpânica. Esta estrutura é chamada de: 

A Reabilitação Vestibular tem sido reconhecida como tratamento de escolha para pacientes com persistência da vertigem, por causa da disfunção vestibular periférica, proporcionando acentuada melhora na qualidade de vida. Dentre os tratamentos indicados, tem-se os exercícios de Cawthorne e Cooksey. Cite a alternativa que não se aplica a este protocolo: 

É uma técnica complementar para a avaliação da função vestibular. Este reflexo depende da integridade da mácula sacular, do nervo vestibular inferior, dos núcleos vestibulares, das vias vestíbulo-espinhais e do músculo efetor. Marque a alternativa que indica o nome deste exame. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis