Questões de Fonoaudiologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase oral propriamente dita, ocorre o transporte efetivo do bolo determinado pelo evento de anteriorização e elevação do osso hioide e estruturas conectadas à laringe, determinadas para ampliar o espaço de hipofaringe e, ao mesmo tempo, importante para a horizontalização da epiglote.

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo de avaliação preliminar visa descrever e auxiliar os aspectos gerais, de respiração, de fala, de voz e das estruturas e(ou) órgãos orofaciais e cervicais em indivíduos encaminhados para avaliação da deglutição.

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo de avaliação do risco para disfagia visa auxiliar o fonoaudiólogo a identificar e interpretar as alterações na dinâmica da deglutição, caracterizar os sinais clínicos sugestivos de penetração laríngea ou aspiração laringotraqueal, definir pontualmente a gravidade da disfagia e estabelecer condutas a partir dos resultados da avaliação.

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral é realizado fora do ambiente hospitalar e objetiva auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da dieta por via oral.

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. As emissões otoacústicas contribuem para o diagnóstico diferencial das alterações auditivas de origem coclear e retrococlear, possibilitando a medição dos limiares auditivos e a identificação das neuropatias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis