Questões de Fonoaudiologia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2014

Relacione os tipos de disartria aos distúrbios neurológicos mais comumente associados.

A sequência está correta em

Os fonemas /d/, /ç/ e /K/ classificam-se, respectivamente, como

“É um sintoma associado a outras doenças ou decorrentes de alterações anatômicas importantes do aparelho fonador. Alterações endócrinas, alterações dos hormônios sexuais e refluxo gastroesofágico são causas frequentes neste tipo de patologia.” A descrição anterior refere-se à

Uma criança de 4 anos compareceu à clínica para avaliação audiológica infantil. A mãe relatou que a criança mostra-se muito desatenta e frequentemente pede que repita o que lhe foi dito. Nega otalgia e episódios de otorreia. A hipótese etiológica levantada pelo médico otorrinolaringologista é de otite média secretora. A audiometria lúdica evidenciou perda auditiva condutiva de grau leve à orelha direita e audição normal à esquerda.

Com base nestas informações, analise as afirmativas abaixo, considerando-se uma avaliação audiológica compatível com a hipótese etiológica:

1. A criança pode apresentar um índice de reconhecimento de fala (IRF) de 80% à orelha direita e de 96% à orelha esquerda.

2. O limiar de reconhecimento de fala (LRF) deverá ser encontrado numa intensidade igual à média tritonal de 500, 1000 e 2000Hz ou até 10dB acima da média, bilateralmente.

3. A imitanciometria evidenciará curva timpanométrica do tipo B à orelha direita e do tipo A à orelha esquerda

4. O reflexo acústico ipsilateral direito estará presente.

5. O reflexo acústico contralateral esquerdo estará ausente por eferência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a neurofisiologia do sistema motor da fala.

( ) Se as alterações da fala podem ter origem muscular, de fibroses, atrofias musculares, perda ou diminuição da mobilidade e alteração de forma, então exercícios miofuncionais na terapia são desnecessários.

( ) Para efetiva produção de fonemas, nos diversos pontos articulatórios, é necessário que tônus, mobilidade de lábios, língua e mandíbula estejam adequados.

( ) Exercícios isométricos, isotônicos e isocinéticos devem ser utilizados, considerando os pontos articulatórios a serem trabalhados.

( ) Para avaliar maturação e integração neuromotora a fim de promover índice acústico da velocidade de movimento e do posicionamento articulatório, utiliza-se a diadococinesia, que é a habilidade para realização de repetições rápidas de padrões simples de contrações opostas.

( ) Na avaliação com diadococinesia, não se pode utilizar a repetição de sílabas para avaliar a função de lábios e língua.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis