Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

A respeito da fisiologia da cóclea ativa, analise as afirmativas abaixo:

1. As vibrações mecânicas da membrana basilar e órgão de Corti determinam o deslocamento dos estereocílios das células ciliadas externas acoplados à membrana tectorial.

2. As células ciliadas externas são receptores cocleares e codificam a mensagem sonora.

3. O sistema eferente medial das células ciliadas internas provoca o mecanismo de contrações lentas com importantes implicações audiológicas como a proteção contra a superestimulação acústica.

 4. A amplificação do movimento da membrana basilar faz com que as células ciliadas internas se movimentem em direção à membrana tectória.

5. As células ciliadas internas convertem a energia mecânica em energia elétrica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Assinale a alternativa que apresenta as causas principais da perda auditiva neurossensorial unilateral.

Um paciente realizou avaliação audiológica básica e o laudo constou perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateralmente.

Considerando que as médias das frequências da fala foram de 50 dB bilateralmente, assinale a alternativa que apresenta os possíveis resultados do Limiar de Reconhecimento da Fala (LRF) e Índice Percentual de Reconhecimento da Fala (IPRF).

As medidas timpanométricas auxiliam no diagnóstico de alterações da orelha média. Numere a coluna 2, identificando as condições da orelha média de cada patologia auditiva, de acordo com as curvas timpanométricas citadas na coluna 1

Coluna 1 Curvas timpanométricas

1. tipo A

2. tipo B

3. tipo C

4. tipo Ar

5. tipo Ad

Coluna 2 Patologias

( ) Otosclerose

( ) Disjunção da cadeia ossicular

( ) Otite média secretora

( ) Disfunção da tuba auditiva

( ) Schwannoma vestibular

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Considerando os achados das Emissões Otoacústicas Evocadas e do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico nos diferentes tipos de alterações auditivas, analise as afirmativas abaixo:

1. No Espectro da Neuropatia auditiva há ausência de emissões otoacústicas evocadas e presença de microfonismo coclear na pesquisa dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico.

2. Na perda auditiva condutiva há ausência das emissões otoacústicas evocadas e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico há aumento da latência absoluta de todas as ondas, sendo as latências interpicos das ondas I-V normais.

3. Na perda auditiva de origem coclear há ausência das emissões otoacústicas e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico as latências interpicos são normais.

4. Na perda auditiva de origem retrococlear as emissões otoacústicas são ausentes e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico as latências interpicos de todas as ondas podem estar aumentadas.

5. Na perda auditiva central as emissões otoacústicas são presentes e as respostas do potencial evocado auditivo de tronco encefálico são normais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis