Questões de Fonoaudiologia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2008

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), há no Brasil cerca de 2,25 milhões de brasileiros com dificuldades na audição. As portarias 587 de 7 de outubro de 2004 e 589 de 8 de outubro de 2004, criadas pelo Ministério da Saúde, instituíram a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Analise as afirmativas abaixo quanto a essa política:

I. Atendimento integral a pacientes com deficiências auditivas, com ações que englobam a atenção primária em saúde (trabalhos de promoção da saúde, prevenção e identificação precoce de problemas auditivos).

II. A equipe é composta por um otorrinolaringologista, quatro fonoaudiólogos, um assistente social e um psicólogo.

III. Não mantém relação com a identificação de patologias e situação de riscos que levam à deficiência auditiva, promovendo apenas a distribuição de próteses auditivas.

IV. Estão previstos procedimentos de média e de alta complexidade (triagem em bebês, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação com o fornecimento de aparelho auditivo e terapia fonoaudiológica).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Dado o audiograma abaixo.

Indique a correta configuração audiométrica correspondente ao gráfico.

Vera Lúcia é fonoaudióloga de uma Escola de Educação Infantil e acompanha o desenvolvimento de linguagem de todas as crianças da escola. Ela observou no último trimestre que na turma das crianças de dois a três anos houve modificação no modo de organizar os enunciados. As crianças que utilizavam em geral palavra-frase para fazer solicitações, como /aga/ para pedir água, passaram a organizar frases com duas palavras justapostas deste modo /nene aga/. A modificação observada por Vera Lúcia nessa turma corresponde ao adequado desenvolvimento do:

As afasias são transtornos de linguagem causados por acidente vascular encefálico (AVE). O AVE modifica o funcionamento do sistema nervoso central, produzindo manifestações sintomáticas na linguagem dos afásicos, como a parafasia. A parafasia pode ser compreendida como:

Eduardo é uma criança de 6 anos e 10 meses de idade que apresenta a seguinte produção de fala: /patata/ para dizer batata; /panãna/ para dizer banana; /poyta/ para dizer porta; /co'Lasaw/ para dizer coração. A partir da análise da fala da criança, identifique os processos fonológicos que caracterizam sua alteração de fala:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis