Questões de Fonoaudiologia do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 0000

Sobre a terapia vocal, existe um método que apresenta inúmeras técnicas, como a voz salmodiada, a modulação de frequência e intensidade de fala. Esse método ajuda no aperfeiçoamento vocal assim como favorece a coordenação pneumofonoarticulatória e a coordenação deglutição-fala. Esse método é denominado

A respiração é uma função vital para a sobrevivência do ser humano. Ela é uma das funções estomatognáticas, sendo o fonoaudiólogo responsável por sua reabilitação. Sobre a respiração e suas alterações, analise as afirmativas abaixo:

I. Quanto ao tipo, a respiração pode ser classificada em nasal, oral ou mista.

II. A respiração oral pode levar à alteração da liberação do hormônio GnRH, provocando o retardo de crescimento pôndero-estatural, principalmente na primeira infância.

III. A fala das crianças respiradoras orais apresenta-se alterada, prioritariamente, nos fonemas palatais.

IV. A respiração predominantemente oral também pode ser associada a fatores de natureza não obstrutivas, como amamentação materna insuficiente.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

Sobre o trabalho na adequação da deglutição sob a perspectiva da motricidade oral, qual fator etiológico interfere na terapia fonoaudiológica, a ponto de não se indicar o tratamento da deglutição adaptada ou atípica?

Sobre o processo de Presbifonia, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Há redução do muco que lubrifica a laringe, proporcionando aumento da viscosidade e induzindo aos pigarros.

( ) A laringe do idoso se posiciona um pouco mais alta no pescoço, trazendo prejuízos vocais importantes para essa população.

( ) O músculo tireoaritenoideo se torna mais fraco e mais suscetível à fadiga devido ao prejuízo das fibras musculares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Dentre as causas de alterações vocais e da deglutição, encontramos os tumores de cabeça e pescoço. As cirurgias de cabeça e pescoço sempre são indicadas para esses casos, cabendo ao fonoaudiólogo conhecer o impacto que cada cirurgia poderá trazer na reabilitação dos sujeitos. Diante disso, associe as colunas abaixo, relacionando a cirurgia ao impacto nas funções relacionadas à fonoaudiologia.

 Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis