Questões de Fonoaudiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia

A dislalia caracteriza-se como um distúrbio fonético-fonológico marcado por alterações sistemáticas na produção de fonemas, manifestando-se por meio de processos como substituição (ex.: /k/ → [t]), omissão (ex.: /prato/ → [pato]), adição (ex.: /porta/ → [pɔrɛta]) ou distorção articulatória (ex.: rotacismo interdental). Esses erros seguem padrões previsíveis, podendo envolver neutralizações fonológicas (perda de contrastes entre sons) ou dificuldades motoras na coordenação dos articuladores. Assinale a alternativa que melhor indica a dislalia orgânica:

Em relação à disartria, o tipo caracterizado pela existência de uma voz rouca e pouco intensa, nasalada, com pouca força e articulação distorcida das consoantes, frequentemente associado à paralisia dos músculos da laringe, está relacionado a:

No que tange à psicomotricidade, os termos a seguir estão relacionados a diferentes aspectos do movimento humano. Associe corretamente cada termo à sua definição.

1. Apraxia
2. Tônus
3. Assinergia
4. Amiotonia

( ) Uma das formas manifestas de energia em nosso corpo. Um estado normal de resistência e elasticidade de um tecido ou de um órgão.
( ) Ausência de tônus muscular; desconjuntamento.
( ) Coordenação deficiente de grupos de órgãos ou músculos, que normalmente trabalham em harmonia.
( ) Impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade, sem que isso se deva à paralisia, paresia, ataxia ou alteração do tônus.

A associação correta e respectivamente é:

Assinale a alternativa que corretamente completa a frase a seguir:



“Vogais são sons produzidos com o ar saindo dos pulmões. Os sons vocálicos se diferenciam dos consonantais pela ______________________. Eles devem ser produzidos de modo que o estreitamento gerado pelo movimento dos articuladores não produza fricção. Sua emissão é realizada com a vibração das pregas vocais, sendo por isso considerados sons vozeados ou sonoros.” 

O tratamento fonoaudiológico para pacientes com câncer bucal e orofaringe submetidos à radioterapia adjuvante tem como objetivo a reabilitação de funções orais, como fala, deglutição e respiração. Sobre a reabilitação fonoaudiológica em pacientes com câncer de boca e orofaringe submetidos à radioterapia adjuvante, relacione as ações terapêuticas aos seus objetivos:

I. Aumento da amplitude da abertura bucal.
II. Prevenção de dificuldades de deglutição.
III. Melhoria da produção vocal.
IV. Prevenção de atrofia muscular.

Estão CORRETOS: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis