Questões de Fisioterapia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da IBFC

Os estudos dos reflexos infantis e de padrões estereotípicos do comportamento produzem informações úteis para a compreensão do processo de desenvolvimento motor. Uma maneira de diagnosticar possíveis desordens neurológicas no neonato passa pela observação dos reflexos primitivos e posturais. Analise as afirmativas abaixo acerca da observação dos reflexos.

I. Preservação de um reflexo, além da idade na qual este deveria ter sido inibido pelo controle cortical.
II. Reações reflexas bilaterais desiguais.
III. Reações muito fortes ou muito fracas.

Assinale a alternativa que apresenta sugestão de desordem neurológica em neonatos e bebês. 

A contração muscular se caracteriza como um processo fisiológico onde produz-se tensão muscular, por deslizamento dos miofilamentos, após o desenvolvimento de um estímulo ao(s) músculo(s). Em relação aos tipos de contração muscular, analise: 


Nesta contração muscular onde verifica-se criação de força e movimentação de uma determinada carga, com o afastamento de segmentos ósseos, assim como alongamento do músculo. 


Assinale a alternativa que apresenta o tipo de contração descrita acima.

A denominação Paralisia Cerebral (PC) designa uma sequela de cara?ter não-progressivo, que acomete o sistema nervoso central imaturo e em desenvolvimento, ocasionando déficits posturais, tônicos e na execução dos movimentos. A literatura tem demonstrado, atualmente, preferência em classificar as crianças com PC de acordo com sua independência funcional nas funço?es motoras grossase finas. O Gross Motor Function Classification System (GMFCS) utilizado para classificar a mobilidade e o Manual Abilities Classification System (MACS) para classificar a função manual das crianças com PC. Sobre estes sistemas de avaliação funcional, analise as afirmativas abaixo:


I. Na classificação pelo GMFCS no nível V, indica que ela consegue locomover-se sem restriço?es; no nível II esta criança apresenta limitação na marcha em ambiente externo. 

II. Na classificação pelo GMFCS no nível V, a criança apresenta capacidade plena em sua movimentação.

III. Na classificação MACS, independente da idade, as crianças que são capazes de manipular objetos facilmente são classificadas em nível I e aquelas que manipulam objetos com menor qualidade pertencem ao II. 

IV. Na classificação MACS no nível V, enquadram-se as crianças severamente comprometidas nas habilidades manuais, necessitando de assistência total.


Estão corretas as afirmativas:

A função motora constitui-se no mecanismo responsável por produzir e controlar os movimentos, sendo mediada pelos neurônios motores superiores e inferiores. Sobre as características dos neurônios motores e lesões que podem vir afetar aos mesmos, analise as afirmativas abaixo:


I. Os neurônios motores superiores originam-se no córtex cerebral e no tronco cerebral e projetam-se para os neurônios motores inferiores no tronco cerebral e projetam-se para os neurônios inferiores no tronco cerebral e na medula espinhal.

II. Os neurônios motores inferiores projetam-se desde o córtex cerebral até os músculos esqueléticos.

III. Sinais de lesões nos neurônios motores superiores incluem tônus muscular aumentado, hiperreflexia e sinais de Babinsky e de Hoffman positivos.

IV. Sinais de lesão dos neurônios motores inferiores incluem reflexos aumentados, atrofia muscular e fasciculações.


Estão corretas as afirmativas:

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. A hiperextensão da articulação do quadril é impossível em indivíduos normais pela (o) ____________ do ligamento ____________e dos músculos ________ e __________.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis