Questões de Fisioterapia da COSEAC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da COSEAC

A Síndrome do Impacto do ombro é uma patologia causada pela compressão prolongada, gerando inflamação ou degeneração das estruturas do manguito rotador (principalmente do músculo supraespinhoso), bursa subacromial, articulação acromioclavicular e tendão do bíceps braquial. A inflamação e a degeneração dessas estruturas causam intenso quadro álgico no paciente, assim como incapacidade funcional pela diminuição de força e limitação do arco de movimento do paciente. Ao exame físico, serão realizados alguns procedimentos para confirmar o comprometimento no ombro. A opção correta para avaliação clínica da síndrome do impacto do ombro é:

Com o passar dos anos o corpo humano passa pelo processo natural de envelhecimento e, no caso da pessoa idosa, é comum ser identificada diminuição de massa muscular associada à redução do grau de força muscular. Assim como há perda da densidade óssea, que enfraquece o componente esquelético do indivíduo, fragilizando-o e provocando fraturas. Todas essas mudanças ocasionam alterações que se refletem na sua postura, na maneira de andar, no equilíbrio e facilitam as quedas. A queda pode afetar a capacidade funcional e acarretar perdas tanto da autonomia, quanto da independência funcional. Baseado nesse contexto, os métodos avaliativos realizados em uma pessoa idosa que poderá predizer o risco de quedas são:

“O desenvolvimento da criança do ponto de vista neuropsicossensorial e motor depende do processo de maturação do sistema nervoso central (SNC), principalmente no primeiro ano de vida. O processo de maturação está relacionado com o grau de mielinização, arborização e formação de sinapses das células nervosas no SNC, que aos poucos vão inibindo as atividades reflexas primitivas, passando por uma fase de transição e, por último, assumindo o comando voluntário dessas atividades, que somente permanecerão em condições patológicas nos pacientes com lesão cerebral. A maturação do SNC permite, além da inibição da atividade reflexa primitiva presente no recém-nascido (RN) prematuro, o desenvolvimento das reações de retificação, de proteção e de equilíbrio (atividade reflexa postural), o desenvolvimento intelectual e das funções sensoriais de forma harmônica e integrada”.
OLHWEILER, Lygia; SILVA, Alexandre Rodrigues da; ROTTA, Newra Tellechea. Estudo dos reflexos primitivos em pacientes recém-nascidos pré-termo normais no primeiro ano de vida. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 63, p. 294-297, 2005.
Com relação aos reflexos primitivos, assinale a opção que apresente o estímulo e a resposta correta do reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis