Listagem de Questões sobre Geral
A Úlcera por Pressão é definida como qualquer lesão de pele ou tecidos moles causada por uma pressão não aliviada resultando em isquemia prolongada com consequente danos teciduais. São frequentemente localizadas nas regiões das proeminências ósseas e estadiadas em níveis de classificação de acordo com os graus de danos observados no tecido e profundidade da lesão. É um sério problema que afeta aproximadamente 9% da população que se encontra hospitalizada e 23% da população com problemas crônicos de saúde que ficam acamados em seus domicílios. Das alternativas abaixo relacionadas, qual a melhor abordagem profilática para evitar o surgimento de úlceras por pressão em pacientes acamados?
Lavar abundantemente a área sob pressão deixando-a úmida após a limpeza.
Promover o debridamento do tecido necrótico da região central da úlcera.
Fazer curativo compressivo a cada 24 horas.
Promover a mudança de decúbito a cada 02 horas.
Proceder com laserterapia de baixa potência nas regiões hiperemiadas.
Doença pulmonar inflamatória crônica caracterizada por hiperresponsividade brônquica e limitação do fluxo aéreo por bronco-obstrução, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, de etiologia multifatorial com associação de fatores genéticos e ambientais, com utilização da espirometria simples como importante exame complementar para confirmação diagnóstica. Tal enunciado se correlaciona com qual entidade nosológica abaixo descrita?
Bronquite crônica.
Enfisema pulmonar.
Síndrome da Angústia Respiratória Aguda.
Broncopneumonia bacteriana.
Asma brônquica.
A Reabilitação Cardíaca é definida como um conjunto de atividades realizadas por uma equipe multiprofissional moldado individualmente a pacientes com doenças cardíacas com finalidade de melhorar a condição física, mental e social, capacitando sua reintegração à comunidade. NÃO é resposta fisiológica da atividade física aeróbia individualmente orientada, prescrita e supervisionada por fisioterapeuta em programas de reabilitação cardíaca para com o cardiopata:
aumento do HDL colesterol.
diminuição da freqüência cardíaca de repouso.
diminuição da quantidade de enzimas oxidativas.
diminuição da pressão arterial média de repouso.
aumento do VO2 máximo e diminuição do VO2 miocárdico.
A artrite reumatóide é uma doença sistêmica caracterizada pelas manifestações articulares, as quais são frequentemente precedidas por fadiga, mialgia, febre e emagrecimento. Afeta ambos os sexos, com predominância pelo sexo feminino e taxa de incidência maior entre os 35 e 45 anos de idade. O Colégio Americano de Reumatologia propôs critérios diagnósticos da Artrite Reumatóide com alta sensibilidade e especificidade. Assinale a alternativa que NÃO se correlaciona com os critérios diagnósticos da Artrite Reumatóide segundo o Colégio Americano de Reumatologia.
Rigidez matinal por pelo menos 1 hora.
Poliartrite simétrica de pelo menos três articulações.
Presença de quantidades anormais de fator reumatóide.
Erosões ou rarefações ósseas justa-articulares demonstradas por exame radiográfico.
Compromete preferencialmente coluna lombossacra poupando as articulações interfalangianas das mãos e dos pés.
Paciente portador de alterações inflamatórias e/ou degenerativas do aparelho gênito-urinário e reprodutor, incluindo incontinência esfincteriana e/ou vesical, associada a distúrbio de retroalimentação. Qual dos recursos fisioterapêuticos abaixo relacionados melhor se enquadra como opção terapêutica para esta clientela?
Uso de diuréticos.
Correção da hipermobilidade do colo vesical.
Eletroestimulação com biofeedback.
Utilização de adesivos uretrais.
Utilização de slings para correção da insuficiência esfincteriana.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}