Questões de Fisioterapia do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2003

Sobre a ventilação mecânica, analise as afirmativas abaixo.

1) Os efeitos fisiológicos positivos da ventilação com pressão positiva incluem a melhoria da oxigenação e da ventilação, a expansão alveolar, a diminuição do trabalho respiratório e do trabalho cardíaco e a melhoria da liberação do oxigênio.

2) A ventilação com pressão positiva é prejudicial à relação V/Q, sobretudo por desviar a ventilação para as áreas que são menos perfundidas. Ela pode causar hiperventilação, lesão tecidual e barotrauma, caso não seja cuidadosamente controlada.

3) A ventilação com pressão positiva pode aumentar o retorno venoso e o débito cardíaco, especialmente quando ela eleva a pressão intrapleural e a pressão média das vias aéreas.

4) A ventilação com pressão positiva pode causar insuficiência renal, hepática e gastrointestinal decorrentes sobretudo da diminuição da perfusão dos leitos capilares

São orientações para o suporte ventilatório de pacientes com obstrução das vias aéreas, exceto:

Para uma paciente de 82 anos, internada na UTI com desconforto respiratório, que apresenta, do ponto de vista gasométrico, os seguintes dados: PaO2=88 mmHg, SaO2=93%, pH=7,4; PCO2=55,7; BE=8,0; HCO3 -=33,5 mmol/L, foi indicada a VNI (ventilação não-invasiva). Com base nessas informações, podemos afirmar que esta paciente apresenta: 1) uma acidose respiratória ou uma alcalose metabólica compensada. 2) uma acidose mista compensada, pois o HCO3 e a PCO2 estão elevadas. 3) o valor do pH dentro da normalidade, mas o nível da PCO2 está elevado. 4) uma acidose metabólica, devido aos níveis de HCO3 - e BE

Sobre algumas complicações musculares, analise as seguintes afirmações.

1) Linfedema é o excesso de edema nos tecidos causados pela interrupção dos canais linfáticos.

2) A claudicação intermitente e dor no repouso são sintomatologias características das venopatias.

3) Na pós-mastectomia, pode haver uma tendência à retenção de liquido, o que leva à formação de edema no membro superior; para seu tratamento, basta o posicionamento do membro de forma elevada, que provocará a drenagem do líquido.

4) O debito cardíaco pode estar reduzido no indivíduo idoso, em decorrência da diminuição do retorno venoso, que reduz o volume da ejeção sistólica, e da redução na freqüência cardíaca.

Sobre as amputações e os respectivos tratamentos fisioterapêuticos, podemos afirmar que:

1) não se deve intervir no pós-operatório imediato da amputação, pois o manuseio do coto pode prejudicar a cicatrização.

2) o edema do coto pode ser reduzido e até evitado, se for enfaixado de forma a moldá-lo.

3) a presença do membro �fantasma� impede a intervenção fisioterapêutica.

4) devem ser orientadas as posturas em flexão do coto, pois isso favorece a adaptação da prótese.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis