Questões de Física da FGV

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Listagem de Questões de Física da FGV

O capitão de uma embarcação em repouso em relação à âncora vê uma lancha se aproximando à 20 m/s. O apito tem frequência de 640 Hz para o piloto da lancha. Seja a velocidade do som no ar 340 m/s.
O capitão da embarcação registrará a frequência do apito em

#Questão 1131908 - Física, Cinemática, FGV, 2025, PC-MG, Perito Criminal - Área I

Uma partícula M parte do repouso com uma aceleração constante de 0,5 m/s2 . Nesse mesmo instante, passa por M, uma partícula N com velocidade constante de 5 m/s e no mesmo sentido do movimento.
A velocidade da partícula M, no instante que encontrar N novamente, será de 

#Questão 1132381 - Física, Eletricidade, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Física

Um fio de cobre de seção uniforme de área igual a 1,00 mm2 é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade constante e igual a 2,72 A. O cobre possui 8,50x1028 elétrons livres por metro cúbico. O módulo da carga do elétron é 1,60x10-19 C.
A velocidade média dos elétrons que percorrem esse fio é de

Duas cargas 1 e 2 de mesmo sinal, a primeira com velocidade Imagem associada para resolução da questão e a segunda com velocidade 2. Imagem associada para resolução da questão penetram perpendicularmente em uma região onde há um campo magnético uniforme Imagem associada para resolução da questão   
Ao penetrar no campo, as cargas passam a se deslocar em trajetórias circulares com movimentos uniformes. A primeira com período T1 e a segunda com período T2.
A razão T2/T1 é 

Outra inovação tecnológica surgida na primeira metade do século XX, foi a utilização da refrigeração a ar em vez da refrigeração a água. Nos veículos cujos motores são refrigerados a água, são necessários dutos para colocar a água em contato com o motor aquecido e um radiador para resfriar a água que vai ser reutilizada para a refrigeração. Já na refrigeração a ar, o fluxo de ar ambiente, criado pelo próprio movimento do veículo, levado por aletas a entrar em contato com o motor, rouba calor ao passar por ele. Ora, o calor específico da água é 1,0 cal/goC, enquanto o do ar é 0,25 cal/goC.

Assim sendo, para que ambos os sistemas de refrigeração tenham a mesma eficiência, isto é, provoquem o mesmo decréscimo na temperatura do motor durante o mesmo intervalo de tempo, a massa m de ar e a massa m’ de água utilizadas devem ser tais que

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