Listagem de Questões sobre Geral
A figura acima mostra o esboço de um interferômetro de Young de dupla fenda, em que r1 e r2 são feixes de luz. Considerando essa figura e os fenômenos em ótica, julgue os itens seguintes.
Tendo como referência que uma lente delgada biconvexa com índice de refração igual a 1,50 e com raios r1 = 5 cm e r2 = –5 cm seja posta em contato com o ar, julgue os itens a seguir, com base nas leis da ótica para lentes convergentes. A distância focal da lente é igual a 0,05 m.
Tendo como referência que uma lente delgada biconvexa com índice de refração igual a 1,50 e com raios r1 = 5 cm e r2 = –5 cm seja posta em contato com o ar, julgue os itens a seguir, com base nas leis da ótica para lentes convergentes. Um objeto posicionado a uma distância do centro da lente menor que a distância focal formará uma imagem maior que a do objeto.
O olho humano é um sistema complexo que funciona basicamente pela refração dos raios luminosos. A refração dos raios luminosos nas diversas partes do olho produz sua focalização na retina. O olho é formado pela córnea, a qual é seguida por um fluido claro, praticamente incolor, chamado humor aquoso. A seguir vem a íris, que é um diafragma composto principalmente por músculos circulares responsáveis pela abertura variável (pupila), por onde entra a luz. Logo após a pupila, encontra-se o cristalino, que é a lente responsável pela convergência dos raios luminosos. O cristalino é uma lente delgada, biconvexa e com concavidade variável. A imagem é formada na retina, que fica no fundo do globo ocular. Entre a retina e o cristalino encontra-se o humor aquoso e todos estes têm índices de refração diferentes, como mostra a figura acima.
Acerca dessas informações, julgue os itens subsequentes.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}