Listagem de Questões sobre Geral
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estruturam o ensino médio em três grandes áreas do conhecimento, que devem se articular entre si de forma interdisciplinar. Para tanto, as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelas diversas disciplinas são organizadas:
de forma contextualizada, enfatizando o cotidiano do aluno.
em três dimensões, ligadas às três áreas do conhecimento.
de acordo com a área do conhecimento à qual a disciplina é ligada
em níveis crescentes de complexidade, em forma de rede.
levando em consideração o conhecimento prévio do aluno.
A figura mostra a variação da distância em função do tempo de dois carros, A e B, em movimento retilíneo e uniforme. Sabendo-se que os carros saem do mesmo ponto, determine a razão vA/vB entre as velocidades dos carros no instante da ultrapassagem.
5/2
2/5
3/5
5/3
4/3
Um bloco A, de massa MA = 1,5 kg, é ligado ao bloco B, de massa MB = 0,3 kg, por um fio fino e inextensível que passa por uma roldana ideal. Sabe-se que o sistema está em equilíbrio, com o bloco A na eminência de escorregar. Calcule o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa.
0,1
0,2
0,3
0,4
0,5
A figura abaixo mostra uma balança que consiste de uma régua, de massa M = 0,4 kg e comprimento L = 1,0 m, apoiada na borda de uma mesa. O corpo a ser pesado, de massa m, é colocado na extremidade da régua e mede-se a distância x na situação limite de modo que o sistema ainda permaneça em equilíbrio. Determine o valor da massa m, em kg, quando se tem x = 0,4 m
Uma mistura gasosa homogênea consiste de dois gases ideais cujas pressões parciais satisfazem a relação p2 / p1 = 3. O sistema está em equilíbrio térmico num recipiente de volume V, a temperatura T e pressão p. Sabendo-se que o número de moles do gás 1 é n1 = 2, determine o número de moles n2 do outro gás. Considere a mistura de gases ideais.
2
3
4
5
6
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}