Listagem de Questões de Física
Uma sonda espacial descreve uma órbita circular, coplanar e também concêntrica ao equador terrestre. O comprimento dessa órbita excede ao equatorial em 6,28 x 106 m. A sonda é programada para retornar a terra e pousar sobre a linha do equador. O início da desaceleração do veículo será num ponto 9,00 x 105 m abaixo da órbita em questão, onde o mesmo estará a uma velocidade de -1,00 x 104j m/s. A velocidade de toque no solo será de – 5,00j m/s. Qual é o módulo da aceleração média aplicada à sonda na frenagem?
Dados : g = 9,81 m/s2; massa da sonda = 2,50 x 10 Kg; π=3,14; formato da terra perfeitamente esférico.Considere a superfície terrestre como referência horizontal.
( ) 7,96 x 100 m/s2 ;
( ) 6,00 x 102 m/s2;
( ) 6,00 x 101 m/s2;
( ) 5,00 x 102 m/s2.
( ) 4,50 x 102 m/s2;
Um bloco de massa 1,0 Kg sobe um plano com inclinação de 30 . O movimento está sujeito a uma força de atrito cujocoeficiente é μd = 0,6. O módulo da velocidade com que o corpo em pauta inicia a subida é de 30 m/s. No topo do plano inclinado, o bloco atinge o repouso caindo logo após, verticalmente, sobre uma plataforma sustentada por uma mola de constante elástica K= 50 N/m, posicionada abaixo. A deformação sofrida pela mola, considerando que a mesma encolhe-se perfeitamente na vertical , será: Dados: sen 30o = 0,5; cos 30o = 0o o 2 ,87; cos 60 = 0,5; cos 60 = 0,87; g = 10 m/s ;
A mola obedece a lei de Hooke; Massa da plataforma e da mola desprezíveis; Forças dissipativas durante a queda do bl desprezívei
( ) 3m;
( ) 3,5 m
( ) 4 m;
( ) 7 m;
( ) 7,1 m
Um projétil é disparado no vácuo no instante t = 0s, com velocidade inicial v0 e um ângulo de disparo Θ. Considerando Um projé é dispa que a aceleração da gravidade na região do experimento seja g, e ainda, sistema de referência bidimensional, qual das funções y(x) abaixo melhor representa a trajetória descrita pela bala:
Dados: Todas unidades do Sistema Internacional de medidas.
O pêndulo balístico é usado para medir velocdades de projéteis. Consiste em um bloco de madeira de massa M, suspensoverticalmente por duas cordas. Quando recebe o impacto de uma bala que penetra na massa de madeira, o pêndulo oscila até uma altura h, registrando–a. Um projétil de massa 1,0 x 10-2 Kg e velocidade 2,5 x 102 m/s, colide e penetra no bloco de massa 1 Kg de um pêndulo. Pode-se dizer que do total da energia cinética do projétil, imediatamente após o impacto, restará:
Quando um corpo é arremessado da superfície de um planeta qualquer e não retorna, dizemos que o mesmo atingiu, no mínimo, a velocidade de escape em relação ao planeta em questão. As espaçonaves utilizam este conceito para decolar . Qual será a velocidade de escape que uma nave espacial deverá atingir para decolar de Marte com destino à Terra?
Dados: G = 6,7 x 10-11 Nm2Kg-2; g (planeta Marte) = 3,6 m/s2; Raio (planeta Marte) = 3,5 x 106 m; Massa do planeta Marte = 6,6 x 1023 Kg; m (massa da espaçonave) = 1,0 x 104 Kg; Atrito com a atmosfera marciana na subida, desprezível.
( ) 1 x10 m/s
( ) 5 x104 m/s;
( ) 4 x 103 m/s;
( ) 4 x 104 m/s;
( ) 5 x 103 m/s;
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}