Listagem de Questões de Física
De uma plataforma fixa, um operário, em repouso, observa o som emitido pela sirene de uma lancha do corpo de bombeiros. Assumindo a freqüência emitida pela fonte (sirene) constante e igual a 1,6 MHz, a velocidade do ar igual a zero e a velocidade do som no ar igual a 343 m/s, julgue os itens que se seguem.
Se a freqüência observada pelo operário for constante e maior que 1,6 MHz, a lancha estará se aproximando da plataforma.
O comprimento da onda sonora observada pelo operário, no caso de um movimento relativo entre a plataforma e a lancha, pode ser calculado pelo efeito Doppler, que algumas vezes é denominado efeito Doppler-Fizeau.
Sabendo que a lei de Snell-Descartes aplica-se a ondas sonoras quando essas atravessam meios com densidades diferentes, é correto afirmar que ela pode ser descrita pela relação , em que θ1 e θ2 são os ângulos de incidência e refração, v1 e v2 são as velocidades do som nos meios 1 e 2, respectivamente.
A fonação e a audição são meios importantes de comunicação do ser humano. A audição envolve um sistema mecânico que estimula as células receptoras do som, chamadas células ciliadas. Nesse sentido, a função do ouvido é converter uma onda mecânica (sonora) fraca no ar em estímulos nervosos. O gráfico abaixo mostra o comportamento da sensibilidade do ouvido humano em função da freqüência.
De acordo com os dados da figura acima, julgue os itens a seguir.
Por meio do gráfico, infere-se que existe região de sensibilidade do ouvido humano onde o nível de intensidade, em dB, não varia com o aumento da freqüência.
Ondas sonoras que atingem o ouvido humano são ondas transversais e, portanto, podem ser polarizadas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}