Listagem de Questões de Física
Uma tubulação com diâmetro interno de 30mm tem uma vazão de 0,18litros/s. Nestas condições, a velocidade média de escoamento, em m/s, é de:
Um reservatório, em forma de tronco de pirâmide de base quadrada, tem aresta da base inferior com 800mm, aresta da base superior com 1600mm de lado e 2000mm de altura, contém 1013 litros de óleo, com peso específico de 8kN/m3. A pressão manométrica, em kPa, no fundo do reservatório, é, aproximadamente, de:
Um prisma, com 80cm de altura e seção trapezoidal com bases de 20 e 26cm e altura de 15cm, tem um peso de 191,2N. Considerando g = 10m/s2, a densidade do corpo, em kg/dm3, é de:
Considerando que um jato de água atirado contra o fogo, na ausência de atrito, descreve uma trajetória parabólica perfeita, assinale a opção que apresenta a curva que melhor representa a trajetória de um jato d'água na situação real e a descrição correta do efeito causado pelo atrito com o ar, que é tanto maior quanto maior é a velocidade da água em relação ao ar.
O atrito com o ar provoca o surgimento de uma força perpendicular à trajetória, o que justifica o arco que se reforma com o jato d'água.
A força de atrito é mais intensa no início da trajetória e, portanto, a componente horizontal da velocidade da água vai se reduzindo com o tempo. É por isso que ao final da trajetória se verifica o trecho mais vertical.
O trecho mais vertical se verifica no início da trajetória, devido à força de atrito que é mais intensa nesse local.
A força de atrito é contrária ao movimento em todos os pontos da trajetória e, como não possui nenhuma componente perpendicular à trajetória, a força de atrito não altera a trajetória parabólica do jato d'água.
Uma chave magnética, como a ilustrada na figura acima, é um sistema de segurança utilizado nos casos em que o dispositivo a ser protegido não deve ser religado imediatamente após uma queda de força temporária. Ao se pressionar o botão A, o contato elétrico é fechado e uma corrente passa a circular pela bobina, que, por sua vez, realiza uma força magnética na haste, mantendo o contato fechado e a mola pressionada enquanto a bobina estiver energizada. Se faltar corrente elétrica, a bobina deixa de atuar no contato e a mola que estava comprimida se expande, desfazendo o contato. O circuito só volta a ser religado com intervenção manual. Acerca desse circuito e do princípio de funcionamento dessa chave, assinale a opção correta.
No caso de ocorrer um curto-circuito no equipamento alimentado por essa chave, idealmente, a tensão entre os pólos da bobina se anula, o que resulta no desligamento da chave.
Além de proteger o circuito, outra vantagem dessa chave é a de não consumir energia elétrica para se manter em funcionamento.
Considerando-se a bobina no esquema como um solenóide, é correto afirmar que a parte mais próxima da haste corresponde ao pólo norte magnético dessa bobina.
O funcionamento dessa chave não envolve acúmulo de energia potencial.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}